Televisão: As novelas latinas além do SBT

SBT foi pioneiro nas novelas estrangeiras, mas as outras emissoras foram atrás do pote de ouro latino-americano

Por Luan Borges
Direto ao Ponto

Tudo começou com “Los Ricos También Lloran”, a primeira novela latina exibida no Brasil, pelo SBT, em 1983. De lá para cá, a emissora do Silvio Santos exibiu incontáveis novelas latinas, entre mexicanas, colombianas e argentinas. A novela latina mais recente exibida no SBT foi “Lalola”. Mas não foi só o SBT que exibiu novelas dos nossos hermanos latinoamericanos. Ambicionados pelas novelas a peso de banana e com ótima audiência, com exceção da Globo, todas as outras emissoras também foram atrás dessa fonte de sucesso.

A Rede Record exibiu seis novelas latinas durante sua história. As de maiores sucessos foram a venezuelana “Joana, a Virgem” e a hispano-americana “Zorro, a Espada e a Rosa”. Mas outras novelas foram exibidas pela Record sem tanto sucesso: a colombiana “Um Amor de Babá” (La Babysitter), por exemplo, marcou apenas 1 ponto e foi tirada do ar na primeira semana. Já as venezuelanas “A Revanche”, “Samantha” e a mexicana “Olhar de Mulher” passaram despercebidas.

Abertura de Joana, a Virgem

Abertura de Zorro, a espada e a rosa

A extinta Rede Manchete também cedeu aos encantos das novelas latinas e exibiu duas novelas latinas. Primeiro, em 1992, a mexicana “Valéria e Maximiliano”, a primeira novela da Televisa a ser exibida fora do SBT, que também foi a primeira novela a ser retirada do ar pela metade. Em 1995, exibiu a argentina “Além do Horizonte”, como uma forma de enxugar os gastos numa época de crise. Dessa vez, a novela foi exibida completa.

Chamada e abertura de “Além do Horizonte”

A CNT/Gazeta também exibiram diversas novelas, a maioria mexicana. Durante alguns anos, a emissora fechou um contrato com a Televisa, para exibir no Brasil algumas novelas mexicana e reexibir algumas já transmitidas pelo SBT. Na emissora, foram exibidas as argentinas “Manuela”, “O Regresso da Estranha Dama”, “A Árvore Azul” e as mexicanas “Império de Cristal”, “Canavial de Paixões”, “Maria José” e “Prisioneira do Amor”. Atualmente, está sendo exibida a inédita “Sonhos e Caramelos”. A CNT foi a única emissora a exibir novelas legendadas por causa de uma greve dos dubladores na década de 90.

Abertura de Canavial de Paixões

Abertura de Sonhos e Caramelos

A RedeTV! foi a emissora que mais conseguiu sucesso com as novelas latinas. A colombiana “Betty, a Feia”, chegou a incomodar o SBT e teve picos na vice-liderança. A novela foi um dos maiores sucessos mundiais, e foi exibida três versões da novela no Brasil: a original, a versão mexicana “A Feia Mais Bela” e a série americana “Ugly Betty”. Além disso, a Record está produzindo a versão brasileira. A RedeTV! também exibiu as colombianas “Pedro, o Escamoso”, “Paixões Ardentes” e a venezuelana “Gata Selvagem”. A última foi exibida sem ter o seu final exibido.

Abertura de Betty, a Feia

Abertura de Pedro, o Escamoso

A Bandeirantes também tentou fazer um sucesso latino no Brasil, até fechou um contrato com a mexicana TV Azteca, concorrente da Televisa, mas como no México, no Brasil as novelas da TV Azteca não conseguiu derrotar as novelas da Televisa. A Band exibiu a venezuelana “Morena Clara”, “Traição” e a infantil argentina “Duende Azul”. Além dessas, também exibiu a venezuelana “Abigal”, porém tirou do ar depois de três dias de exibição. Além de novelas, a Band também exibiu a série venezuelana “Kiko, el niño de papel”, estrelada por Carlos Villagrán.

Abertura de “Kiko”

Abertura de Morena Clara

Até a Rede Mulher, canal em UHF, também exibiu uma novela latina: a venezuelana “A Mulher Proibida”, de 1991. Infelizmente, não há nenhum registro da novela em português.

Abertura de A Mulher Proibida

About these ads

6 comentários sobre “Televisão: As novelas latinas além do SBT

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s