Televisão: As novelas latinas além do SBT

SBT foi pioneiro nas novelas estrangeiras, mas as outras emissoras foram atrás do pote de ouro latino-americano

Por Luan Borges
Direto ao Ponto

Tudo começou com “Los Ricos También Lloran”, a primeira novela latina exibida no Brasil, pelo SBT, em 1983. De lá para cá, a emissora do Silvio Santos exibiu incontáveis novelas latinas, entre mexicanas, colombianas e argentinas. A novela latina mais recente exibida no SBT foi “Lalola”. Mas não foi só o SBT que exibiu novelas dos nossos hermanos latinoamericanos. Ambicionados pelas novelas a peso de banana e com ótima audiência, com exceção da Globo, todas as outras emissoras também foram atrás dessa fonte de sucesso.

A Rede Record exibiu seis novelas latinas durante sua história. As de maiores sucessos foram a venezuelana “Joana, a Virgem” e a hispano-americana “Zorro, a Espada e a Rosa”. Mas outras novelas foram exibidas pela Record sem tanto sucesso: a colombiana “Um Amor de Babá” (La Babysitter), por exemplo, marcou apenas 1 ponto e foi tirada do ar na primeira semana. Já as venezuelanas “A Revanche”, “Samantha” e a mexicana “Olhar de Mulher” passaram despercebidas.

Abertura de Joana, a Virgem

Abertura de Zorro, a espada e a rosa

A extinta Rede Manchete também cedeu aos encantos das novelas latinas e exibiu duas novelas latinas. Primeiro, em 1992, a mexicana “Valéria e Maximiliano”, a primeira novela da Televisa a ser exibida fora do SBT, que também foi a primeira novela a ser retirada do ar pela metade. Em 1995, exibiu a argentina “Além do Horizonte”, como uma forma de enxugar os gastos numa época de crise. Dessa vez, a novela foi exibida completa.

Chamada e abertura de “Além do Horizonte”

A CNT/Gazeta também exibiram diversas novelas, a maioria mexicana. Durante alguns anos, a emissora fechou um contrato com a Televisa, para exibir no Brasil algumas novelas mexicana e reexibir algumas já transmitidas pelo SBT. Na emissora, foram exibidas as argentinas “Manuela”, “O Regresso da Estranha Dama”, “A Árvore Azul” e as mexicanas “Império de Cristal”, “Canavial de Paixões”, “Maria José” e “Prisioneira do Amor”. Atualmente, está sendo exibida a inédita “Sonhos e Caramelos”. A CNT foi a única emissora a exibir novelas legendadas por causa de uma greve dos dubladores na década de 90.

Abertura de Canavial de Paixões

Abertura de Sonhos e Caramelos

A RedeTV! foi a emissora que mais conseguiu sucesso com as novelas latinas. A colombiana “Betty, a Feia”, chegou a incomodar o SBT e teve picos na vice-liderança. A novela foi um dos maiores sucessos mundiais, e foi exibida três versões da novela no Brasil: a original, a versão mexicana “A Feia Mais Bela” e a série americana “Ugly Betty”. Além disso, a Record está produzindo a versão brasileira. A RedeTV! também exibiu as colombianas “Pedro, o Escamoso”, “Paixões Ardentes” e a venezuelana “Gata Selvagem”. A última foi exibida sem ter o seu final exibido.

Abertura de Betty, a Feia

Abertura de Pedro, o Escamoso

A Bandeirantes também tentou fazer um sucesso latino no Brasil, até fechou um contrato com a mexicana TV Azteca, concorrente da Televisa, mas como no México, no Brasil as novelas da TV Azteca não conseguiu derrotar as novelas da Televisa. A Band exibiu a venezuelana “Morena Clara”, “Traição” e a infantil argentina “Duende Azul”. Além dessas, também exibiu a venezuelana “Abigal”, porém tirou do ar depois de três dias de exibição. Além de novelas, a Band também exibiu a série venezuelana “Kiko, el niño de papel”, estrelada por Carlos Villagrán.

Abertura de “Kiko”

Abertura de Morena Clara

Até a Rede Mulher, canal em UHF, também exibiu uma novela latina: a venezuelana “A Mulher Proibida”, de 1991. Infelizmente, não há nenhum registro da novela em português.

Abertura de A Mulher Proibida

About these ads

4 comentários sobre “Televisão: As novelas latinas além do SBT

  1. Dica, na humilde, antes de postar, lê o que você escreveu. Está repetindo muitas vezes a mesma palavra. Por exemplo, “encantos das novelas latinas e exibiu duas novelas latinas.” Assim o texto fica cansativo.

  2. EU ADORARIA PODER REVER A NOVELA DO SBT CHAMADA 15 ANOS
    POIS NA EPOCA EU FAZIA 15 ANOS,E ELA ME FAZIA MUITO FELIZ.

    OU SE ACASO ALGUEM TIVER PARA VENDER OU DOAR EU ADORARIA,POIS QUERIA MUITO QUE MINHA FILHA PUDESSE VER ESSA NOVELA QUE PARA MIM É UM CLASSICO.
    DESTE JA AGRADEÇO
    BJS
    ANA DEIVIS

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s