Música Clássica e Rock Progressivo nos palcos do Cirque Du Soleil: Saltimbanco

René Dupéré, compositor canadense responsável pelas trilhas do Cirque Du Soleil, afirma os dois elementos principais que compõem a música do espetáculo Saltimbanco: Brahms e Pink Floyd.

A principal “mágica” que acontece na música do Cirque du Soleil, segundo Dupéré, é que as notas musicais não ilustram exatamente o que está se passando. Uma desjunção dos dois sentidos, visão e audição. “O público é inteligente e sabe quando um número de trapézio é perigoso”. Nesse ponto, percebemos que a maior intenção do compositor, como o próprio diz, é criar algo único, com vida própria.


O compositor, que ajudou na fundação do Cirque em seus primórdios, escreve música também para cinema e TV. Um de seus recentes projetos, é a trilha do filme “La Luna en Botella”.

O espetáculo Saltimbanco, que fala da vida corrida em megalópoles, terá um toque da sofisticação da música clássica (destaque na canção Adagio), e a batida do Rock Progressivo, presente na maioria das músicas. Dupéré afirma ser um apaixonado por ambos estilos, e que a muito tempo queria compor algo que unisse os dois gêneros. Por trás dessa união, ainda vemos traços marcantes de jazz, música étnica e new age na música de Saltimbanco.

Anúncios

2 comentários sobre “Música Clássica e Rock Progressivo nos palcos do Cirque Du Soleil: Saltimbanco

  1. Os elementos jazzísticos, ambient e étnicos presentes nas composições de René Dupéré já seriam traços revelados pelo Rock Progressivo que, sem sombra de dúvida, é o sub-gênero mais livre e complexo dentro do rock. Em sua constituição aparecem também elementos eruditos que podem ser envontrados em bandas como Colosseum e Gracious. Cirque Du Soleil é indiscutivelmente um grande espetáculo artístico! Abraço e até outras mensagens.

  2. que bom! o Brasil devia “sediar” mais espetáculos como este, isso tem um poder impressionante de transformação social, quem sabe nossa cultura não elevaria um pouco…vamos torcer pra que as coisas mudem né?! bela matéria Felipe, Parabéns

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s