COMPANHIA DO RIO CONTESTA LAUDO QUE DIZ QUE LAMA NÃO É TÓXICA

Em Cima da Hora

A lama da barragem tomou o Rio Muriaé

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) do Rio de Janeiro entra nesta segunda-feira (15) na Justiça com ação indenizatória de perdas e danos contra o grupo controlador da Mineradora Rio Pomba Cataguases, segundo a Agência Brasil.

O rompimento de uma barragem mantida pelo grupo em Miraí (MG), na quarta-feira (10), provocou um vazamento de lama usada no beneficiamento da bauxita. O barro atingiu o Rio Muriaé. Cidades mineiras e fluminenses que ficam às margens do Muriaé sofreram com alagamentos.

Leia também:
Multa anterior de mineradora pode chegar a R$ 1 milhão
Análise comprova que lama não é tóxica
Mineradora assumirá despesa imediata com estragos da lama
Dois distritos de Itaperuna já sofrem com a falta de água
Mineradora do Rio Pombas é interditada definitivamente

O presidente da Cedae, Wagner Victer, disse que a ação tem como objetivo “garantir o direito” de reivindicar indenização pelas perdas sofridas no estado do Rio. Ele acredita que a inundação de água e lama provocou gastos de mais de R$ 1 milhão.

Victer solicitou ao Ministério Público que entre também com ação criminal, responsabilizando os controladores da mineradora pelo vazamento. O presidente da Cedae contestou laudo divulgado na sexta-feira (12) pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), que afirmou que não há contaminação das águas.

O presidente do Cedae confirmou que não se trata de um produto cancerígeno, mas acrescentou que a possível presença de bauxita na lama torna a água imprópria para o consumo humano e pode comprometer a agricultura e a pesca. “É um acidente de graves proporções”, diz.

A Rio Pomba diz que vai assumir as “despesas imediatas” provocadas pelo vazamento. Em nota divulgada durante a semana, a mineradora afirma que o excesso de chuvas causou o acidente.

Do G1

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s