Crítica: Rede Buracord de Televisão

Cena: TV aberta às 15hrs:

Globo – Chocolate com Pimenta
SBT – Feridas de Amor
Band – Pra Valer
RedeTV! – A Tarde é Sua
Record – Plantão do buraco

A Record tem comemorado os números da cobertura do buraco (não de cimento e argamassa, mas sim no Ibope). No último domingo, o “Domingo Espetacular” ganhou do “Domingão do Faustão”. Do que o Domingo Espetacular falava de tão interessante? O buraco do Metrô. 16X14 pra Record. Na Globo, o SPTV terminou mais tarde (13h15) o Bom Dia Brasil mais cedo (7h15). A Record fala do buraco a todo momento: de manhã é buraco no Fala Brasil e no Hoje em Dia, de tarde é buraco no Plantão (que tem hora marcada e intervalo comercial), de noite é buraco no Jornal da Record (especial, diga-se de passagem) e no fim da noite, no “24 Horas” (não é a série, e sim o jornal com JB [não é Jack Bouer, e sim Janine Borba]). Pausa só pra novelas: de tarde, “Louca Paixão” e de noite “Alta Estação”, “Bicho do Mato” e “Vidas Opostas”. Só não tem de madrugada porque o bispo não deixa, mas se duvidar daqui a pouco o Fala Que Eu Te Escuto vai direto, ao vivo, fazer um descarrego no buraco, porque lá está o encosto das vítimas (com todo o respeito aos familiares, as vitimas e aos fiéis, mas era só o que faltava).

A Band também dá destaque, não tanto quanto a Record, mas dá: Algumas entradas ao vivo durante o Pra Valer, total destaque no Brasil Urgente (ou seria São Paulo Urgente pra todo o Brasil?) e um destaque elevado no Jornal da Band.

A RedeTV! não sei, já que não a reconheço como uma emissora com jornalismo, mas deve ter um destaque alto também.

O SBT é igual a Band: dá destaque mas não tanto quanto a Record. Algumas entradas ao vivo no Jornal da Massa (geralmente três), uma gritaria do Ratinho, ou melhor, Carlos Massa e só. O SBT Brasil informa o trânsito na região, fala do buraco, entrevista chefe de bombeiro e semelhantes, Carlos Nascimento dá uma de Bóris Casoy e comenta, mas não esquece das outras notícias.

A Globo trata a notícia com normalidade, sem tanto alarde. Confesso, não assisto o Jornal Nacional mais de uma vez por semana. O Jornal Hoje (esse sim, assisto) só tem uma uma ou duas entradas, no máximo. O Jornal Nacional, feito aqui no Rio, também deve ter isso no máximo. O Bom Dia Brasil, também “Made in Jardim Botânico” começou mais cedo, invadindo o “Bom Dia Praça” e o SPTV terminou mais tarde, invadindo o Globo Esporte.

A Record comemora os números do Ibope em cima do buraco, afinal seu lema é “A Caminho da Liderança”, porém não estima como e com que meios, nem que seja explorando uma tragédia que é o buraco. Quando todos os corpos já tiverem sido tirados e o buraco saturado, será que a Record vai chamar o Bin Laden jogar uma bomba lá no buraco para reabri-lo? É capaz…

Uma dúvida: Será que se o buraco fosse aqui no Rio ou em Minas, será que teria o mesmo destaque?

PS: Hoje mesmo, o Ratinho, ou melhor, Carlos Massa, disse se referindo ao buraco: “é buraco do Metrô, é buraco do Serra, é buraco da Record…”

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s