O jogo sujo da mídia

A forma de conduta adotada pela mídia, voltada a interesses capitalistas, resume-se em va-lorizar determinadas pessoas e ignorar outras, ou até mesmo ignorar aquelas que antes esta-vam no topo. Esse jogo, constante e irremediável, faz valer a expressão contida em um po-ema de Augusto dos Anjos: “A mão que afaga é a mesma que apedreja”.

A influência da mídia sobre a população é tão grande a ponto de transformar pessoas em ícones, em padrões de consumo, e serem despejados sobre todos nós produtos variados que remetem a essa “celebridade”. Além de mercadoria, idéias nos manipulam subliminarmen-te, popularizando o novo padrão de consumo. Porém, logo esta pessoa pode ser criticada e ignorada pela mídia: maneira de trocar de padrão quando a exploração se esgota.

Um exemplo disso é o que aconteceu com o jogador Ronaldo. No início, fazia muitos gols, logo era muito comentado entre as pessoas. A mídia elevou sua imagem a “fenômeno”, fazendo com que até imitassem seu corte de cabelo. No entanto, quando o jogador passou a contribuir menos no futebol, foi tachado de fora de forma, acima do peso.

A maior ferramenta da mídia para a propagação dos padrões de consumo é o marketing. Este fortalece o capitalismo, consolidando-o com o consumismo. A moda, o futebol, o ci-nema e outros setores populares são fontes de símbolos, dos quais a mídia pode destacar quem pretender, de preferência aqueles que estão na boca do povo.

A história se repete, pois, como foi dito, há uma troca constante de padrões. Sempre haverá alguém valorizado e alguém criticado, não há como uma única pessoa conter esse jogo. O maior responsável pela popularização dos símbolos não é a mídia, esta tem o papel maior de criá-los, e sim a população, que em seu convívio coletivo dissemina as idéias e valores dos meios de comunicação, ou seja, apenas reproduzem o que lhes é apresentado. Sempre foi assim. Espero que não seja mais, mas não posso esperar nada.

Adriano escreve para o blog Letras Despidas:
http://www.letrasdespidas.wordpress.com

Anúncios

Um comentário sobre “O jogo sujo da mídia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s