Cultura de domingo: Saiba como nasceu a Televisa

A Televisa é a maior emissora do México e a 5ª maior do mundo (perdendo só pra ABC, CBS, NBC e a Globo). Muita gente pensa que a Televisa é um canal de televisão. Na verdade, são quatro canais, dois em rede nacional, uma semi-rede e outro canal local. Os canais são: Canal de Las Estrellas (XEW TV – Canal 2 – Nacional), 4tv (XHTV – Canal 4 – Local), Canal 5 (XHGC – Canal 5 – Nacional) e Galavisón (XEQ – Canal 9 – Semi-nacional). Os logotipos estão respectivamente acima.

A Televisa nasceu da fusão de duas emissoras: a Telesistema Mexicano (XHTM, que tinham três canais) e a TV TIM (Televisón Indpendente del México), que era apoiada pela PRI, governo que ficou mais de 50 anos no poder, um apoio muito mais explícito que a Rede Globo com a Ditadura Militar. A PRI saiu do poder recentemente, com a vitória do oposicionista Vicente Fox (inclusive, Chespirito e Florinda Meza chegaram a aparecer na campanha de Fox).

Além dos canais da Televisa, existe uma outra concorrente, a TV Azteca, que tem dois canais: a Azteca 7 (XHIMT) e Azteca 13 (XHDF), com audiência e faturamento bem menor que a Televisa. E a OnceTV (XEIPN), canal educativo do México.

De onde exatamente saíram tantos canais?

Muito tempo atrás, o engenheiro Francisco Javier Stavoli, recebeu um apoio de um partido político para levar para o México a televisão. Importaram uma antena de transmissão de TV e instalaram na torre de uma igreja, na cidade de Allende y Bleisario Dominguez. A primeira imagem da TV Mexicana foi de Amélia Fonseca de Stavoli, mulher do engenheiro. Isso aconteceu alguns meses depois da TV Tupi ter ido ao ar.

A primeira transmissão oficial da televisão mexicana aconteceu no dia 1º de Setembro de 1950, com a Canal 4, de Romulo O’Farrill Silva. No dia 22 de setembro de 1951, a estréia da XEW TV (Canal 2). A XEW era uma importante emissora de rádio (inclusive, Angelines Fernandez, a Bruxa do 71, chegou a trabalhar nela). A XEW TV pertencera a um importante empresário de dono de um importante jornal, quase um Roberto Marinho mexicano. Em agosto de 1952, sua primeira concorrente, a XEQ (Canal 5), foi ao ar. A XEQ também era uma importante emissora de rádio. Seu dono era Guillermo González Camarena.

Em 1955, aconteceu a fusão dos canais 2, 4 e 5, formando o Telesistema Mexicano (XHTM). Isso aconteceu devido a uma grande pressão do presidente Adolfo Ruiz Cortines para que a TV chegasse a mais telespectadores.

Em 1973, outra grande fusão aconteceu na TV Mexicana: a fusão do Telesistema Mexicano com a TV TIM, canal 8. Assim, nasceu a Televisa (que não só significa Televisão Via Satélite como a junção dos dois nomes: Telesistema Mexicano e Visa, grupo mexicano dono da TV TIM).

Usando um exemplo de um programa de conhecemos muito bem: os programas de Chespirito começou na TV TIM. Chaves lá no México se chama El Chavo de Ocho não por causa da história do apartamento 8 e sim por causa do número da TV TIM. Curiosamente, depois da fusão, o Chaves passou a ser exibido na XEW TV (Canal de Las Estrellas – Canal 2), mas mesmo assim continuou se chamando Chavo del Ocho. A TV TIM passou ser a XEQ (Canal 8 ) e a antiga XEQ (Canal 5) passou a ser a XHGC (Canal 5).

Em 1985, o XEQ (Canal 8 ) passou para o canal 9 por causa de uma organização nas freqüências do México. O dial do México é o mesmo do Brasil (7 canais entre 13 possíveis) e com a chegada da TV Azteca 7, ficou assim:

Canal 2 – XEW TV – Canal de Las Estrellas
Canal 4 – XHTV – 4tv
Canal 5 – XHGC – Canal 5
Canal 7 – XHIMT – Azteca 7
Canal 9 – XEQ – Galavisón
Canal 11 – XEIPN – OnceTV
Canal 13 – XHDF – Azteca 13

XHTV, XEW TV, XEQ… Que língua é essa?

Esses montes de letras são os prefixos das emissoras, coisa que era muito usado no México a alguns anos atrás. Os nomes aqui citados (Canal de Las Estrellas, Galavisón, Canal 5) só foram criados recentemente. No Brasil, os canais também tem prefixos, porém diferentes dos do México, eles não começam com “X” e sim com “ZYB” e é diferente para cada retransmissora. Nenhuma emissora fala seu prefixo em suas vinhetas, apenas uma vez a TV Tupi informou seu prefixo no dia de sua estréia (PRF-3), que usava uma modulação parecida com a do rádio (tanto que o prefixo da Rádio Tupi é PRG-3).

A Televisa além da TV

A Televisa atualmente vai muito além de suas quatro emissoras. Assim como a Globo, a Televisa opera em outras áreas como a TV Paga. A Televisa Networks é a programadora dos canais De Película, Ritmsom, TeleNovelas, Telehit, Golden, American Network, Unicable, Bandamax e o Canal de Las Estrellas Internacional. Além da Televisa Networks, a Televisa é sócia majoritária da Sky México, Cablevisión.

A Televisa é dona de três times de futebol: Club América, Club Necaxa e Club San Luis (adquirido recentemente) e dona do Estádio Azteca (que não tem nada a ver com sua concorrente). Chespirito, inclusive, torce pelo Club Necaxa.

No cinema a Televisa opera com a VideoCine, que produz e distribui filmes no México.

A Televisa lança seus DVDs pela Televisa Home Entertainment, que adapta e produz todos os DVDs de novelas e programas. Inclusive os DVDs de Chespirito no Brasil, em conjunto com a Amazonas Filmes.

Na fusão dos canais, a Televisa também ficou com as rádios, assim criando a rede Televisa Rádio (Televisión Via Satélite Rádio?)

A Televisa Licencias vende as marcas de seus programas, novelas e séries para a produção de brinquedos e dentenção das marcas pela emissora que exibirá tal produção. Os agentes internacionais da Televisa Licencias são: United Media, SBT e Losani. No México e em grande parte da América Latina representa a Endemol, Fermantle Media e a Viacom.

A Televisa também tem participação na Univisión (maior emissora em espanhol dos EUA), EMI Music, TuTV (operação com a Univisión para lançar os canais a cabo nos EUA), La Sexta (canal espanhol), Ocesa (importante produtora teatral mexicana), Más Fondos (empresa de administração de ações e finanças) e Volaris (empresa de aviação aérea cívil).

Na Internet a Televisa também é grande. É dona do Esmas.Com, maior portal mexicano de conteúdo. O Esmas.Com tem diversos serviços, como o Esmas Móvil (provedor de serviços para celulares), Esmas TV (player que vende programas dos canais da Televisa), Guggs (rede de relacionamento semelhante ao Orkut) e o Tarabu (player que vende músicas digitais). Essas empresas fazem parte da Televisa Digital.

A maior editora em língua espanhola pertence à Televisa. É a Televisa Editorial, com mais de 50 publicações em 18 países do mundo. A mais nova publicação deles é a versão mexicana da Caras.

A Televisa também tem uma pequena agência musical, a Televisa Música, que lança novos talentos musicais no mercado.

Curiosidades

– A Televisa hoje é a 5ª maior emissora de TV do mundo, concorrendo lado-a-lado com a Globo. A maior importadora de novelas da Televisa é o SBT, que em outros tempos chegou a exibir seis novelas da Televisa (inéditas e reprises), além de fazer versões brasileiras das histórias mexicanas. A novela de maior sucesso da Televisa foi “A Feia Mais Bela”, que chegou a marcar mais de 40 pontos no IBOPE (a diferença de audiência entre as emissoras do México é pequena). Atualmente estão sendo exibidas cinco novelas no Canal de la Estrellas (XEW TV – Canal 2), especialista em novelas. São elas: “Lola, Érase Una Vez”, “Destilando Amor”, “Yo Amo a Juan Queredón” (versão mexicana de Pedro, o Escamoso), “Amar Sín Limites” e “Bajo Las Rendas del Amor”. A novela “Lola, Érase Una Vez” irá para o Canal 5 (XHGC – Canal 5) a partir do dia 19 de março, devido a sua baixa audiência. No lugar será exibido um compacto de A Feia Mais Bela.

– Quando há um plantão, ele vai ao ar em todas as 4 emissoras da rede, formando uma grande rede.

– Existe um telejornal muito tradicional na rede de emissoras: O 24 Horas, com Jacobo Zabludowsky. Chaves, inclusive, citou o jornal no episódios da bandinha da vila. Chaves disse que Quico estava tocando as “As 24 Horas de Zabludowsky” (Quico, na verdade, tocava “A Dança das Horas”, de Tchaikowsky)

– Suzana Vieira já participou de uma novela mexicana, interpretando em espanhol e usando um ponto eletrônico no ouvido. Não há registro se essa telenovela foi vendida para o SBT.

– Sempre que pode, a Televisa dá um jeito de colocar alguma coisa relacionada a suas emissoras. Na última vez, a Televisa entrevistou a personagem Aurora na novela “A Feia Mais Bela”. No sucesso Carrossel, as crianças chegaram a participar do programa dominical “Siempre en Domingo”, apresentado pelo vice-presidente da Televisa.

– Não é só Silvio Santos que se aventura a apresentar programas de sua própria rede. Miguel Alemán Velasco, vice-presidente da Televisa, já apresentou vários programas na rede e sempre fez sucesso.

– O logotipo da emissora não é o que todos pensavam: o por-do-Sol mexicano. O logotipo foi criado por Pedro Ramirez Vásquez em 1972 e retrata o olho de um mexicano vendo o mundo através da TV (?). Em 2001 o logotipo sofreu uma pequena alteração. Ao invés de ter 10 linhas cortando o logotipo (como o que está acima) passou a ter 8 linhas.

– A Televisa só passou a dar um melhor tratamento em suas novelas quando passaram a ser vendidas para toda a América Latina. Uma prova disso é Chaves: todos os custos com cenários era do próprio Chespirito e por isso a clara aparência de cenário de isopor e objetos que estão presente em várias cenas.

– Enquanto a Televisa não ligava muito pra qualidade, a TV Azteca era um primor em vinhetas. O único computador Scanimate (primeiro computador de computação gráfica) da América Latina era da TV Azteca. A Globo e o SBT já usaram muito o Scanimate em suas vinhetas. Cada vinheta custava cerca de US$ 2 mil e a TV Azteca tinha um Scanimate só para ela. Detalhe: apenas 20 Scanimates foram produzidos em todo o mundo.

– Hoje em dia a Televisa manda ativamente no setor de teledramaturgia do SBT.

– Carlos Slim, o quarto homem mais rico do mundo, comprou a Televisa recentemente, porém não retirou seu controle dos seus verdadeiros donos: a família Azcárraga, quase a família Marinho mexicana.

– A razão social da Televisa é Televisa S.A. de C.V (Sociedad Anónima de Compra y Venta). No Brasil é proibido que uma emissora tenha capital aberto e ações na bolsa de valores, mas já estão querendo mudar isso.

(Com informações dos sites “Tinha que ser o Chaves” e o site oficial da Televisa).

Anúncios

Um comentário sobre “Cultura de domingo: Saiba como nasceu a Televisa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s