A Era do Rádio

      Em uma época não muito distante, onde a televisão ainda não existia e a Internet sequer era imaginada, o rádio viveu seus “golden years”. Caracterizado por uma programação voltada essencialmente ao entretenimento, com programas de auditório – que, mais tarde, Silvio Santos “beberia da fonte”, adaptando ao estilo televisivo –, humorísticos, novelas, jornalismo, entrevistas, esportes, entre outros, o rádio adquiriu audiência massiva durante toda a década de 40. Fazia parte da rotina diária as famílias se reunirem em volta do aparelho para ouvirem juntas seus programas prediletos.  

O filme “A Era do Rádio”, do diretor Woody Allen, ilustra perfeitamente o que o rádio representava à população naquela época: uma simples família judia americana tinha o rádio como principal fonte de diversão, inspiração e informação. 

O rádio deu tão certo por ser excessivamente acessível, barato, simples e instantâneo. Quem não sabe ler, escuta o rádio; quem não enxerga, escuta o rádio também. Ao contrário da TV e do jornal, que exigem atenção e concentração constantes, o rádio permite a realização de tarefas paralelas, ou seja, ouvimos rádio enquanto dirigimos, lavamos louça ou tomamos banho. Mesmo apresentando baixo custo para se manterem no ar, as emissoras de rádio são mantidas graças aos anúncios publicitários que são veiculados durante os intervalos.  

Utilizando somente a voz humana e alguns efeitos sonoros, o radialista continua sendo o melhor contador de histórias: ele compensa a ausência de imagens fazendo descrições bastante ricas e detalhadas, mudando seu tom de voz ou até ficando em total silêncio. Os elementos radiofônicos mexem com as emoções de seus ouvintes, fazendo com que a imaginação deles torne-se mais aguçada. 

Nos dias atuais, o rádio está presente em 88,8% dos lares brasileiros. É através das ondas radiofônicas que o executivo engravatado dirigindo seu Audi na Avenida Paulista e o senhor que está sofrendo com a seca do Nordeste se igualam: ambos se informam sobre seu mundo de forma instantânea, escutam a narração dos jogos de seu time de futebol, se divertem com programas humorísticos e ouvem as músicas mais pedidas da semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s