Informe-se: informação é poder!

No fim dos anos 90, os jornais on-line surgiram para substituir – ou pelo menos, tentar superar – o meio impresso. Em todo o mundo, começaram a surgir portais de notícias dos mais variados formatos e tipos de abordagens. O primeiro site jornalístico brasileiro foi o do Jornal do Brasil, criado em 1995, e foi ele o responsável pela criação de um novo jeito de se fazer jornalismo: o tão falado webjornalismo. Porém, muitos pesquisadores da área da Comunicação preocupam-se com o fato da Internet ser usada como uma ferramenta que faça com que os jornais impressos tornem-se obsoletos.

O ciberjornalismo, por ser um fenômeno recente, ainda não se consolidou como mídia de massa tal como os meios impressos e a TV. Mas devido ao incessante avanço tecnológico e o fácil acesso, a Internet fortalece-se cada vez mais e a previsão é de que ela supere os outros meios em termos de “audiência”.

O que o jornal USA Today fazia no passado – transformava TV em papel –, a Folha, o Estado, e tantos outros, fazem hoje com a Internet: convertem seus jornais em bits & bytes. Por um lado, esta mudança é positiva, já que poupa “o tempo que supostamente não temos”, devido à grande modernização da sociedade e nossa vida agitada e apressada. Por outro, esta inovação marginaliza os outros meios, tornando os usuários da Internet “viciados” e dependentes dela.

As chances de o jornal impresso sumir são remotas. Afinal, as pessoas são e sempre serão materialistas: não se contentam com a informação pura e simples, elas precisam tocá-la, senti-la, segurá-la, comprá-la e até guardá-la. É mais confortável ler o jornal impresso no metrô do que carregar o notebook debaixo do braço – além do fato de um jornal custar bem menos do que um notebook! Ler na tela é desconfortável, isso faz com que muitos leitores imprimam a notícia e a leiam no papel; ou seja, trocam seis por meia dúzia, já que recebem a informação da mesma forma.

Os leitores mais críticos sabem que o jornal assegura mais credibilidade que o on-line – o deadline é maior do que o da Internet, que dura apenas alguns minutos, e isso faz com que haja muitos erros de ortografia, apuração e concordância nas notícias – , dispõe de material mais aprofundado, com mais informações e análises. O grande dilema que o jornal de papel enfrenta no momento é justamente este: como torná-lo mais atrativo? Na Internet temos vídeos, imagens, sons e textos curtos e dinâmicos. E no jornal? No máximo uma foto e rios e mais rios de textos, pesados e longos. Nele, só podemos contar com a criatividade de cada redator, desde a hora de escrever o lead até o momento de publicar as melhores e mais impactantes fotos.

Sem dúvidas, a mídia de massa do futuro, a Internet, será o que a TV foi no passado: um veículo de grande audiência, alcance e fidelidade. Na rede mundial, as informações são dadas em velocidades surpreendentes, de minuto em minuto. Você só lerá aquilo que lhe interessa, ao contrário do jornal, onde você acaba lendo tudo ou pelo menos faz uma rápida “passagem de olho” em todas as manchetes. Os elementos utilizados pelos meios on-line transpõem os tradicionalmente empregados na cobertura impressa, podendo adicionar vídeos, áudios e seqüências animadas, recursos impossíveis de serem aplicados nos jornais de papel. Além disso, na web o leitor é mais ativo e participativo, ao contrário da TV, onde geralmente se consome sem questionar. Na web, deixamos nossas marcas, nossa opinião, deixamos de ser telespectadores passivos e anônimos.

Com base nesses fatos, é fácil concluir que, mesmo com o e-mail, ainda se usam as cartas e os correios; mesmo com o Skype, ainda se usa o telefone e o celular; e mesmo com os jornais on-line, ainda se lêem os veículos de papel. E, mesmo com a informação on-line cada vez mais acessível aos mais diversos segmentos sociais, o público continua a não se interessar pelos portais noticiosos, dando preferência à cultura inútil e passando infinitas horas com os olhos grudados na tela onde só circulam as maiores porcarias espalhadas pela rede mundial de computadores. Feliz ou infelizmente, os brasileiros não fazem noção do poder do qual estão abdicando, afinal, como é conhecido por todos nós: informação é poder, e só com a sábia utilização de ambos o mundo torna-se um lugar digno de se viver.

Anúncios

2 comentários sobre “Informe-se: informação é poder!

  1. O seu texto foi bem jornalístico mesmo, típico de uma aluna dessa magnífica área que é a comunicação social.

    Acredito mais no que você falou. Ao invés de substituir um meio pelo outro, acho que vai haver a convivência. Porque mesmo a Internet sendo mais ‘moderna’ que o jornal impresso, os dois têm boa funcionalidade e satisfazem diferentes gostos. Tem quem goste de entrar na Internet e aproveitar para se atualizar, mas tem aqueles que preferem sentar no sofá num domingo e ler o jornal que acabou de ser arremessado pelo entregador.

    Alguns objetos foram completamente substituídos, como a máquina de escrever pelo computador, os tapes são poucos usados para músicas, as fitas cassete deram lugar ao DVD; nestes casos percebemos a diferença entre um meio avançado e o anterior obsoleto. Mas objetos como o telefone e televisão acredito que permancerão, pois conferem uma facilidade tremenda que não se encontra na Internet. É mais prático pegar o telefone e discar do que ter que ligar o computador, conectar-me a Internet e usar o Skype, por exemplo.

  2. Muito bom o texto Roberta, parabéns.
    Concordo em partes com o Adriano, o exemplo do telefone é válido para hoje, pois ainda é necessário (na maioria dos casos) realizar esse processo o qual você descreveu: ligar o computador, acessar a internet e usar o skype. Não demora muito para que conectividade seja rotina, sem precisar ligar nada nem acessar nada para tanto, e quando isso estiver mais popularizado, acho que facilmente alguns serviços como os de telefonia encontrarão seus sucessores.

    Abraços!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s