De olho em cargos do segundo escalão, PMDB convida Lula para jantar

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Numa tentativa de aumentar seu espaço no segundo escalão do governo, o PMDB convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um jantar na quarta-feira. O objetivo é demonstrar a força do partido. O encontro irá reunir as bancadas, os cinco ministros da legenda, os sete governadores e dirigentes partidários. Cento e cinqüenta pessoas foram convidadas.

Lula recebeu o convite hoje do anfitrião do jantar, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que esteve com ele no Palácio do Planalto. Oficialmente, os peemedebistas dizem que o encontro é para aproximar o partido do presidente Lula, já que muitos deputados não o conhecem pessoalmente.

Cargos

Concluída a reforma ministerial na semana passada, o governo iniciou a fase de consultas aos partidos para preencher vagas em autarquias e estatais. O ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) é o responsável por receber as indicações dos partidos. Desde então, o PMDB tem se esforçado para ter seus pleitos atendidos.

Na semana passada, os peemedebistas afinaram o discurso numa reunião preparatória para o jantar de quarta-feira. Os dois grupos do partido combinaram uma trégua para não prejudicar as negociações do PMDB com o governo acerca dos cargos. Renan Calheiros e o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), voltaram a se falar depois de meses. A relação entre os dois azedou depois que Temer se tornou interlocutor do partido com o Palácio do Planalto, substituindo Renan.

Quórum

O jantar com o presidente deve reunir 150 convidados. Além dos cinco ministros do partidos –Comunicações, Saúde, Integração Nacional, Transportes e Minas e Energia– também foram chamados os deputados, senadores, presidentes dos diretórios regionais e os sete governadores. Será o primeiro encontro de todo o partido com o presidente neste segundo mandato.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s