Rosana Hermann duvida do Ibope

Foi em um tom de desabafo que Rosana Hermann, produtora do Pânico na TV, pôs em xeque a credibilidade do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística). A jornalista esperou o programa atingir um ótimo índice de audiência para divulgar a crítica. Ontem o programa chegou a vice-liderança enquanto competia com o “Domingo Legal” e “Domingo Espetacular”, com picos de 15.

Segundo Rosana, o baixo número de pesquisados minuto-a-minuto (os que tem Peoplemeter instalados em casa) representa um número muito grande. São apenas 750 aparelhos representando 20 milhões de pessoas só na Grande São Paulo. O Ibope da Grande São Paulo serve de guia para o mercado publicitário em todo o Brasil. Ou seja, se um programa tem 1 ponto de Ibope em São Paulo mas tem 20 na Paraíba, só vai ter importância o 1 ponto do Ibope de São Paulo. Por isso a maioria das emissoras só liberam os números da Grande São Paulo.

Rosana também contestou o fato do Ibope não ter concorrentes. “Se o CADE impede que uma cervejaria compre outra, que uma fábrica de chocolate compre outra, que uma empresa de aviação compre outra, para não permitir o monopólio, como é que o Ibope não tem conrrência?”, indagou. O Ibope chegou a ter um concorrente, o DataNexus, que era financiado pelo SBT em 2003. A audiência do DataNexus era aberta para todo o público de forma gratuita. Os números das pequisas do DataNexus nunca era o mesmo do Ibope: enquanto no Ibope um programa da Globo marcava 24, no DataNexus marcava 22. Mais de mil residências eram monitoradas pelo DataNexus, que divulgava os números de todas as emissoras de São Paulo, inclusive a MTV. Desde de 2004 o Instituto DataNexus deixou de operar. O motivo foi falta de verba, já que o SBT deixou de financiar as pesquisas.

O Ibope quase sempre é denunciado por fraude na medição. Na época do Apagão, no final do governo de FHC, sempre havia corte de luz no Rio de Janeiro pela tarde. A Rede Globo marcava 24 pontos na cidade. O motivo alegado pelo Ibope foi que quando os televisores ligassem, estariam sintonizados na Rede Globo. Quando a RedeTV! esteve fora do ar por determinação do Ministério Público, os programas “A Casa é Sua” e “TV Fama” marcaram 1 ponto com picos de 2. Quando a Rede Globo faz sua manutenção mensal, marca cerca de 3 a 4 pontos.

Clique aqui para ler a íntegra do texto.

Anúncios

Um comentário sobre “Rosana Hermann duvida do Ibope

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s