Papa discursa em português e pede o fortalecimento da família

Em seu primeiro discurso em solo brasileiro, lido em português, o papa Bento 16 combateu a prática do aborto no país. Segundo ele, é importante “promover o respeito pela vida, desde a sua concepção até o seu natural declínio, como exigência própria da natureza humana”. O sumo pontífice chegou a São Paulo por volta de 16h desta quarta-feira (9). Acompanhe a visita em tempo real na Folha Online.

Bento 16 também agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela forma acolhedora como foi recebido no país.

“É para mim um motivo de particular satisfação iniciar a minha visita pastoral ao Brasil e apresentar a Vossa Excelência, na sua qualidade de chefe e representante supremo da grande nação brasileira, os meus agradecimentos pela amável acolhida que me foi dispensada.”

Bento 16 citou, no final de seu discurso, a padroeira católica do Brasil. “Evoco a proteção materna de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, evocada também como Nuestra Señora de Guadalupe, padroeira das Américas, para que proteja e inspire os governantes na árdua tarefa de serem promotores do bem comum.”

Não houve nenhuma referência ao frei Galvão. Em seu segundo discurso, logo mais, no mosteiro de São Bento (na região central da cidade), o papa falará da canonização do frade brasileiro, que será o primeiro santo nascido no Brasil. A Folha Online vai acompanhar toda visita minuto a minuto.

Durante seu pronunciamento, ele afirmou que o Brasil ocupa um lugar especial em seu coração, já que o brasileiro “conserva valores radicalmente cristãos, que jamais serão cancelados.”

Bento 16 citou também a defesa de minorias e dos mais pobres, “especialmente dos povos indígenas”.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s