Parada Gay deve reunir 3 milhões na Paulista, estima prefeitura

da Folha Online

A 11ª edição da parada gay deve reunir 3 milhões de participantes no próximo dia 10 de junho (domingo), a partir das 13h, na av. Paulista, estimou a Prefeitura de São Paulo, nesta quinta-feira (31). É a primeira previsão oficial de público para o evento, que registrou, no ano passado, um recorde de 2,5 milhões de pessoas (segundo a Polícia Militar).

Nas últimas semanas, a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo evitava fornecer uma estimativa para este ano, sob argumento de que o importante era politizar o público sobre o tema do evento (“Por um mundo sem racismo, machismo e homofobia”), e não bater sucessivos recordes.

Para os organizadores, no ano passado, o número de participantes atingiu 3 milhões, ou seja, 500 mil pessoas acima da estimativa da polícia. A previsão da prefeitura foi divulgada em nota pela Cads (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual), ligada à Secretaria Especial para Participação e Parceria.

Na última edição do livro “Guiness”, a parada de SP é considerada a maior do mundo –o número citado pela publicação é 2,5 milhões.

Serão 23 trios elétricos simbolizando o combate ao machismo, ao racismo e à homofobia. A concentração será em frente ao Masp (Museu de Artes de São Paulo).

A Cads confirmou as presenças de autoridades na parada, como o governador José Serra, o prefeito Gilberto Kassab e a ministra Marta Suplicy (Turismo). Nesta quinta-feira, Kassab manifestou apoio ao projeto de união civil entre pessoas do mesmo sexo, durante sabatina da Folha.

Outra novidade da parada foi anunciada hoje: uma parceria entre a Cads e a Sabesp(Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) vai garantir, pela primeira vez, a distribuição de água mineral aos participantes.

Segundo a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros, está prevista para este ano a realização de 85 paradas e 19 eventos do orgulho gay em todo o país.

——————————————

A correspondente de São Paulo do Blog Internacional irá cobrir o evento e trará notícias em primeira mão sobre a maior festa gay do mundo. Sugestões de pauta são bem-vindas, é só comentar neste post!

Anúncios

Um comentário sobre “Parada Gay deve reunir 3 milhões na Paulista, estima prefeitura

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s