Presidente da RCTV falará no Senado

O presidente da emissora venezuelana Rádio Caracas Televisão (RCTV), Marcel Granier, deve comparecer na próxima quinta-feira (28) à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado brasileiro para falar sobre a polêmica do fim das transmissões da rede.

A emissora não teve a licença renovada pelo presidente Hugo Chávez, que a acusou de golpista.

O Senado brasileiro aprovou uma resolução condenando o fechamento da emissora e pedindo que ele fosse revisado.

Em resposta, Chávez acusou o Congresso brasileiro de ser um “papagaio” do Legislativo dos Estados Unidos, o que quase criou um grave incidente diplomático entre os dois países.

O convite ao presidente da RCTV, aprovado pela comissão, foi uma proposta do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que assegurou que ele já foi aceito.

“A confirmação foi feita pelo ex-embaixador venezuelano no Brasil, Milos Alcalay, que acompanhará Granier na visita”, disse Azeredo. “O presidente da RCTV deve chegar à Brasília na quinta-feira de manhã.”

No ar por 53 anos, a RCTV era a emissora mais popular da Venezuela e a única de alcance nacional que se mantinha na oposição ao presidente venezuelano Hugo Chávez.

No dia 27, porém, ela perdeu a sua licença para transmitir pelo canal 2 – decisão que o governo justificou acusando seus diretores de serem golpistas e não cumprirem com compromissos legais e fiscais.

Em seu lugar, entrou no ar a Televisão Venezuelana Social (TEVES), que é totalmente financiada pelo Estado.

Desde então, milhares de estudantes venezuelanos estão organizando passeatas e assembléias para pedir a volta da RCTV e o “fim do cerco do governo aos meios de comunicações”.

Chávez também tem sido o alvo de uma série de críticas de organizações internacionais e países, preocupados com a liberdade de expressão na Venezuela.

(Do G1)

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s