Que, que, que, como? Chaves causa retardo mental????

Essa realmente é para entrar na série “Coisas absurdas que lemos por aí”. A ONG Mensagem Subliminar, aqueles sem nada pra fazer que adoram procurar pêlo em ovo de galinha e chifre na cabeça de cavalo, acharam um novo alvo: o inocente seriado mexicano “Chavo del Ocho”, conhecido no Brasil como “Chaves”. Uma legenda da foto do Chaves, veiculada no site da ONG diz que estudos comprovam que o seriado causa retardo mental ou intelectual nas crianças, apesar da matéria informar que tais estudos ainda serão efetuados.

O seriado Chaves foi gravado pela Televisa entre as décadas de 70 e 90. Ora como programa próprio, ora como um quadro do programa Chespirito. No Brasil, começou a ser exibida na década de 80 no programa Bozo, do SBT e se mantém no ar até hoje, a mais de 20 anos. Durante os anos de 1994 até 1998, foi exibida simultaneamente em dois canais: o SBT e a CNT. O SBT exibiu os episódios “clássicos”, gravados entre os anos 70 e 80 e a CNT exibindo o programa Chespirito, que trazia, além de Chaves, outros quadros do mesmo criador, a partir dos anos 90. Chaves foi vendida para mais de 100 países, alcançando, ao menos uma vez, o 1º lugar de audiência em todos eles. Quase todos os países da América Latina reprisa o seriado desde sua estréia.

Será mesmo que Chaves causa retardo mental? Um seriado tão exibido assim. Ao menos uma vez alguém viu Chaves, seja por gostar ou para criticar. Dos vários processos movidos pela ONG, apenas um foi a julgamento: contra a MTV, que dizia que em uma das vinhetas havia pedofilia e sadomasoquismo. Será que essa instituição merece credibilidade? Até mesmo porque se Chaves causar retardo mental ou intelectual, uma grande parte da população mundial é retardada.

Será mesmo que são os telespectadores do seriado mexicano que são retardados ou não houve uma inversão de papéis? É um caso a se pensar…

10 comentários sobre “Que, que, que, como? Chaves causa retardo mental????

  1. Pode ser que não cause retardo mental no sentido biológico da expressão, ou seja, pode ser que não atrapalhe no desenvolvimento cerebral da criança ou jovem.

    Todavia, no sentido conotativo, pode ser que, a longo prazo, cause, rs. Eu particularmente nunca gostei de Chaves, enquanto minha geração adora. Nunca entendi porque era tão adorado sendo que as piadas são muito clichês, comédia pastelão, uma coisa não muito elaborada. Gostaria que O Auto da Compadecida, por exemplo, tivesse uma repercussão tão grande ou até maior que Chaves, pois aquele é um texto realmente elaborado.

    A partir daí, posso dizer que Chaves não causa um retardo biológico, mas uma espécie de “retardo cultural”, se assim posso dizer, ou seja, gerações se apegam e, como tradição, idolatram o Chaves, sendo que, sinceramente, não é nada demais.

  2. é falta do que fazer mesmo dizer que chaves causa retardo mental.. passei minha infância e juventude assistindo chaves e
    não sou retardado, todas as pessoas que conheço também assistiram durante quase toda a vida e nenhuma delas apresenta o menor sinal de retardo..
    então, eles que arrumem alguma coisa realmente ruim para criticar e deixem nosso chaves em paz

  3. Aff, esses caras que fizeram essa pesquisa que saum retardados mentais! Cada idiota q aparece!!!! Esses karas devem trabalhar na Globo, por isso tem inveja q chaves eh o melhor programa que existe…
    KADA IDIOTA HEIN???????

  4. qm tem retardo mental sao esses bando de infelizes , vcs nao tiveram infancia nao ???
    chaves nao causa retardo mental , ele causa muita alegria isso sim !!!
    esperimente , num daqueles dias em q ate deus parece ser o diabo assistir “chaves” p/ ver o que acontece … vc “brisa” !!!
    chaves é a salvaçao da nossa geraçao !!!

    bia .

    I LOVE “CHAVINHO” .

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s