Ives Ota: o mensageiro da paz

Quem não se lembra deste garotinho?

Ives Ota

Assassinado há 10 anos, no bairro do Carrão, zona leste de São Paulo, Ives Ota tornou-se símbolo da paz e do perdão. Eu, como correspondente de São Paulo do Blog Internacional, tive a incrível e inédita oportunidade de entrevistar a família Ota, que descobriu na tragédia uma forma de propagar o perdão entre as pessoas. Confiram.

“Não há dor maior do que perder um filho, mas não existe outro caminho a não ser perdoar”. Estas são as palavras emocionadas de Keiko Ota, mãe do garoto Ives, seqüestrado e morto por três seguranças que trabalhavam para a família, em 1997, na zona leste de São Paulo. O caso que chocou o país deu origem ao Movimento da Paz e Justiça Ives Ota, que tem como meta conscientizar as pessoas de que somente através do perdão o ser humano pode ser feliz.O pai da vítima, o comerciante Massataka Ota, conta que a ONG surgiu na hora mais difícil. “Eu queria fazer justiça com as minhas próprias mãos. No entanto, em uma conversa com Deus, decidi que a morte de meu filho não seria em vão”, relata. Foi então que, um mês após a tragédia, nasceu o movimento que visa respeitar e defender a vida humana. “O que nos dá felicidade é trabalhar pela felicidade dos outros. Tenho certeza de que é isso que o Ives deseja”, confessa a mãe.

Em 2002, o comerciante teve a oportunidade de ficar cara a cara com o assassino de Ives, no quadro “Hora da Verdade” do programa “Fantástico”, transmitido pela Rede Globo. “Eu disse a ele que o perdoava. Falei que conheci sua filha de cinco anos e que desejava a ela o contrário do que ele havia feito ao meu filho. Foi então que ele começou a chorar, e disse que estava cumprindo o que merecia”, conta. A família Ota luta pela previsão legal da prisão perpétua para crimes hediondos, mas não da pena de morte. “Perdoar não é mandar soltar os criminosos de volta às ruas. Perdoar é tirar o ódio de dentro de você. Perdão e justiça são coisas diferentes. A justiça deve ser cumprida”, afirma.

Em prol da solidariedade, Keiko e Massataka realizam palestras, cursos e encontros junto a escolas, unidades da Febem e entidades carentes. O casal se encontrou com os pais do menino João Hélio, assassinado no início deste ano, e prestou apoio à família. “Nosso intuito é confortar as pessoas que sentiram a mesma dor que nós e mostrar que o perdão é uma lição de vida para todos”, explicam. Com a ONG, que existe há quase 10 anos, os Ota amparam e orientam famílias vítimas da violência e da carência social.

Publicada originalmente em: http://cecit.unicid.br/aun/materias.php?mat=32

Anúncios

10 comentários sobre “Ives Ota: o mensageiro da paz

  1. Á Keiko e Massataka toda vez que vejo vocês pela televisão enxergo em vocês uma aurea brilhante em volta de vocês vocês são especiais, a dor que um dia sentiram se transformou em perdão, almas generosas…agora vocês fazem pelas pessoas que passam pela mesma dor que um dia vocês passaram

  2. MUITO LINDO TODA ESSA SUA FILOSOFIA DE PERDÃO,AMOR,JUSTIÇA E PAZ.
    E A JUSTIÇA PARA A FAMILA NARDONI E JATOBA? VC JA PENSOU O QUE VAI SER DA VIDA DAQUELA MENINA A CRISTIANE?
    COMO VC ACHA QUE O CASAL DEVE MORRER?
    QUEIMADO EM PRAÇA PUBLICA,LINCHADO OU JOGADO EM UMA ARENA
    CLARO QUE COM A PRESENÇA DO PADRE MARCELO E A REDE GLOBO .A NÃO DESCUPA RECORD.
    VC SE DIZ ESPIRITA? INCENTIVANDO O ÓDIO DAS PESSOAS,,VI CRIANÇAS DIZENDO QUE O CASAL DEVERIA MORRER DO MESMO JEITO QUE ESSA CRIANÇA,ME REVOLTOU VER ÓDIO NAS PALAVRAS DELA.JUSTIÇA PELAS PRÓPRIAS MÃOS, JA TEMOS VIO^LÊNCIA DEMAIS,EM NOSSO MUNDO.
    MAS A MIDIA E A POLICIA JULGOU E CONDENOU O CASAL ,A ANA CAROLINA OLIVEIRA FEZ A ISA SOZINHA ,POIS A FAMILMILIA MON
    DO ALEXANDRE NÃO PODE CHORAR A DOR DE PERDE_LA REALMENTE VCS SÃO JUSTOS .
    GRAÇAS A DEUS A ISA ESTA BEM AMPARADA ESPIRITUALMENTE
    E SO VIRA SABER DE TODA ESSA NOJEIRA ,QDO TUDO SE ACALMAR
    UMA PESSOA ESPIRITA NÃO INCENTIVA MAIS VIOLÊNC
    IA E ÓDIO.
    SE VC FOSSE REALMENTE ESPIRITA SABERIA QUE NESSA TRAGICA HISTORIA NÃO HÁ NINGUÉM INOCENTE,TUDO FOI E SERA EXECUTADO COMO OS ENVOLVIDOS COMBINARAM E ACEITARM .
    ESSA TRAGEDIA AOS OLHOS DOS QUE NÃO ENTENDE É BARBARA ,MAS NADA MAIS É DE QUE UM RESGATE KARMICO ,QUE VAI TRAZER A TONA MUITA COISA INCLUSIVE MUITAS E BOAS REFLEXÕES.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s