Pancadaria marca início da Sessão Secreta no Senado

Socos e pontapés marcaram o início da Sessão Secreta que decide o destino do senador e presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL). O deputado Raul Jungmann (PPS/PE) trocou socos com seguranças do Senado porque ele não teria permetido sua entrada na sessão, permitida por uma liminar no STF. Segundo o deputado, a deputada Luciana Genro (PSOL/RS) ficou com a perna sangrando por um pontapé ou pelos choques de um dos taisers dos seguranças

“Isso não vai ficar assim, nunca na história isso aconteceu”, disse Jungmann.

Os seguranças do Senado Federal se defenderam alegando que não receberam o comunicado da Mesa Diretora autorizando a entrada dos 14 deputados.

O senador Papaléo Paes (PSDB/AP) apoiou a iniciativa dos seguranças. O senador afirmou que os deputados queriam “aparecer” e ainda disse que, se os seguranças agiram com truculência, tiveram a determinação da presidência do Senado. “Eles querem aparecer. Então que vão fazer bagunça lá na Casa deles. Só porque tem um botton [broche] acham que podem chegar aqui e dando sopapos. O pau sempre quebra do lado mais fraco. Eu não aceito punir os seguranças”, afirmou o parlamentar.

Durante a sessão aberta, o senador Tião Vianna (PT/AC), vice-presidente do Senado, lamentou o episódio. “O que houve foi um momento de mal entendido. Houve um momento de tensão entre as partes. Foi um momento infeliz de passagem de tensão que nós vivemos porque sei que os deputados são invioláveis”

O senador José Agripino (RN), líder do Democratas, aproveitou o episódio para fazer uma observação: “Se a sessão fosse aberta, nada disso teria acontecido”.

O julgamento de Renan Calheiros deve durar cerca de 4 horas e 30 minutos. Todos os 81 senadores estão presentes na casa e para que Renan seja cassado, é necessário 41 votos a favor da aprovação do relatório contra Renan, apresentado pelo PSOL.

Anúncios

Um comentário sobre “Pancadaria marca início da Sessão Secreta no Senado

  1. Oi, desculpe vir chegando assim sem convite, mas vi que vocês se interessam por literatura e achei que pudessem gostar do blog que estou fazendo no site da Bienal do Livro.

    O endereço é http://www.bienaldolivro.com.br/blog e por ora estou promovendo entrevistinhas com autores e participantes do evento (hoje postei uma entrevista com o Andrew Carroll, de Cartas do Front), além de posts com dicas de debates e de como melhor curtir a Bienal. Quando tudo começar, a partir de amanhã, o blog vira um espaço de cobertura online em tempo real. Espero que interesse.

    Um abraço,
    Guto

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s