Descoberta fraude no IBOPE da Argentina

Uma fraude no sistema de medição de audiência da TV na Argentina fez com que o IBOPE suspendesse seus serviços em Buenos Aires, capital da Argentina. O IBOPE não descarta que isso também aconteça no Brasil. A suspensão pode levar de três à seis meses.

O principal elemento da credibilidade da pesquisa, o sigilo das residências pesquisadas, foi quebrado. Cerca de 100 das 900 residências que eram pesquisadas tiveram seus endereços revelados na Internet. Assim, as emissoras poderiam oferecer dinheiro e outras vantagens se a pessoa deixasse sua televisão sintonizada em seu canal.

A Câmara de Controle de Medição de Audiência, entidade que audita o IBOPE, cassou o seu certificado de qualidade. O diretor do IBOPE Mídia, Flávio Ferrari, disse ter “certeza absoluta que a informação não saiu de dentro do IBOPE”. Ferrari suspeita que os dados foram revelados através do monitoramento dos telefones fixos utilizados para enviar informações dos medidores de audiência para o IBOPE.

No Brasil, apesar de utilizar radiofreqüência e telefonia celular, Ferrari não descarta a possibilidade de fraude semelhante no país. “Se dissesse que é impossível, estaria dando o primeiro passo para isso se tornar possível, o descuido”.

Muitos não acreditam da legitimidade da medição de audiência do IBOPE. A produtora do programa “Pânico na TV”, Rosana Hermann, já publicou diversas vezes críticas à instituição em seu blog. Somente 750 aparelhos de medição estão disponíveis na Grande São Paulo, representando mais de 20 milhões de habitantes. A autora da novela “Amigas e Rivais”, Letícia Dornelles também não confia na medição. Segundo Letícia, em todas as regiões do país a audiência da novela vai bem, coma vice-liderença folgada. “Só precisamos da boa vontade do IBOPE da Grande SP. O que acontece com esse IBOPE? Adoraria saber”, questionou Letícia em seu Orkut.

Um comentário sobre “Descoberta fraude no IBOPE da Argentina

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s