Big Brother, a loucura nacional, começou

 

Mais um ano passa, mais um Big Brother Brasil começa. Agora, toda a Rede Globo, toda a RedeTV! e todo o Brasil respiram Big Brother. O ganha-pão da Globo, que salvou a emissora da crise financeira do começo do milênio. Como mostramos aqui ano passado, a Rede Globo ganha R$47 milhões só com ligações e vendas de pay-per-view. Juntando com as receitas de publicidade e patrocínio do programa, os números devem quadruplicar.

Todo ano fazemos a mesma pergunta: como um programa tão fútil como o Big Brother, que não oferece em nada a cultura brasileira, pode fazer tanto sucesso com o público? Talvez pelo mesmo motivo em que as pessoas param tudo o que estão fazendo só para ouvir a briga na casa da vizinha, pelo mesmo motivo que todos gostam de saber por causa de quê da briga na casa da vizinha. Todos gostam de saber o que acontece na casa dos outros, julgar os outros, ter o poder de decisão nas mãos, talvez “brincar de Deus”. Porém, as pessoas esquecem do que acontecem em suas próprias casas. E igual ao conto da cotia e do macaco.

Deixo aqui uma pergunta para vocês responderem: será que um Big Brother com verdadeiros intelectuais daria a mesma audiência do que um Big Brother com pseudos-artistas? Nem na Inglaterra, um país desenvolvido e altamente intelectual, o “Big Brother Cultural” não deu certo. Será que no país em que o presidente “açasina” o português e nem fez a 5ª série, o programa chegaria a marcar 1 ponto no Ibope?

Anúncios

Um comentário sobre “Big Brother, a loucura nacional, começou

  1. A sua pergunta a resposta é obvia até. Em um país, infelizmente, ignorante um bbb intelectual nunca iria vingar.

    Eu me surpreendo pelo fato do “O Aprendiz” que é um realiy muito inteligente e que dá noções de empreendedorismo até honestidade e moralidade ganhar um espaço considerável na nossa televisão Brasileira. Porém, espero eu que esse espaço não seja devido ao tom mais agressivo que Justus toma em certas ocasiões, porque se for de nada ele vai ser útil para as massas.

    De qualquer forma o BBB tem que sair da nossa televisão, isso é perda de tempo, isso é a bestialização da nossa sociedade temos que investir mais em produções nacionais e inteligentes que tenham humor, suspense, carisma e outros atributos positivos como o O Aprendiz tem.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s