Censura: Orkut é obrigado a excluir comunidades anti-Edir Macedo

 

A 34ª Vara Cível de São Paulo determinou nesse domingo, dia 14, que a Google Brasil, subsidiária brasileira da Google Inc., está obrigada a excluir todas as comunidades da rede de relacionamento, o Orkut, que ofendam o líder da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da Rede Record, Edir Macedo.

A Google pode ser obrigada uma multa diária de R$1 mil por página caso não exclua as comunidades. A Google Brasil rebateu dizendo que não poderia ser réu da ação porque o Orkut é controlado da sede nos EUA. O juíz Leandro de Paulo Martins Constant entende que as empresas são do mesmo grupo econômico, portanto são responsáveis solidariamente

A Google argumentou que não é autora das ofensas, mas para o juíz a Google é responsável pelo conteúdo presente nas comunidades.

A maior comunidade contra Edir Macedo é a “Edir Macedo volte para a cadeia!“, que até o momento dessa reportagem contava com 525 membros.

———–

Censura! Edir Macedo consegue promover a censura na internet! Se é para excluir as que ofendem Edir Macedo, aquelas que falam a verdade, como a “Edir Macedo, o pedágio pro céu” pode continuar?

A decisão é só para as comunidades contra Edir Macedo. As comunidades contra a IURD e contra a Record continuam existindo. Ainda bem!

Anúncios

2 comentários sobre “Censura: Orkut é obrigado a excluir comunidades anti-Edir Macedo

  1. Também sou contra isso de proibir o direito de expressão, principalmente sendo ele uma pessoa pública. Mas vendo por outro ponto, se as comunidades ofendem, estão desmoralizando a imagem dele, então ele não está nem um pouco contrário da lei, afinal, internet é um meio de comunicação em massa, tanto quanto televisão e rádio, e se fosse em um dos dois, os responsáveis já teriam sido processados. Quanto a isso de ser verdade a “Edir Macedo, o pedágio pro céu”, o blog é seu e você fala o que quiser, mas falar isso também é meio banal e suficiente pra ele te processar também =P

  2. É, Bruno, tem razão. Mas, se eu ficar com medo de ser processado, pra que eu vou querer blog? Só se fosse pra ficar uma sessão de colagem de artigos da Folha e do G1.

    E, também, porque Pedir Maiscedo vai implicar logo com um humilde blog como esse?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s