Yahoo busca parceria na AOL para fugir de Microsoft

A Yahoo! não quer mesmo se vender para a Microsoft. Depois de rejeitar formalmente a proposta feita pela empresa de Bill Gates, dizendo que “a proposta não atende os melhores interesses do Yahoo! e de seus acionistas”. Diante disso, os executivos do site foram buscar negociações de fusão com o portal mais acessado dos EUA, a AOL, que pertence à Time Warner. Se a fusão der certo, a Google pode ter um pequeno poder dentro da Yahoo!, já que é dona de 5% da AOL.

Segundo a revista Times, os gestores da Yahoo! sequer irão abrir negociações com a Microsoft, a menos que a empresa aumente a oferta de US$12 bilhões. Apesar da oferta de US$45 bilhões, metade seria pago em ações.

Apesar de rejeitar o acordo, o Yahoo! deixou a porta aberta para uma oferta de aquisição, pelo menos retoricamente, ao afirmar que seu conselho “continuará avaliando todas as opções estratégicas no contexto do rápido desenvolvimento do ambiente industrial”. Além disso, a empresa afirmou: “continuamos comprometidos com a busca de iniciativas que maximize valor para nossos acionistas”.

O Google, por exemplo, tem se mobilizado para evitar a fusão do Yahoo! com a empresa de Bill Gates desde que a proposta de negócio foi divulgada. Analistas do setor apontam como muito improvável uma proposta de compra, já que isso despertaria forte resistência por parte dos órgãos reguladores quanto à concentração de mercado nas áreas de buscas virtuais e publicidade online. Um modelo de cooperação em estudo, porém, seria o Yahoo! abrir mão de anúncios virtuais próprios e ceder o espaço publicitário de suas páginas ao Google, que então dividiria com a parceira a receita obtida.

Além de uma busca de acordo com a AOL, a Yahoo! irá procurar acordo com a Walt Disney e com a Google, rival da Microsoft.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s