Tropa de Elite leva Urso de Ouro

O filme “Tropa de Elite”, de José Padilha, foi premiado neste sábado (16) no Festival de Berlim com o Urso de Ouro de melhor filme, durante a cerimônia de encerramento da 58ª edição da Berlinale.

“Era um prêmio que eu, sinceramente, não esperava”, afirmou Padilha em entrevista ao canal de televisão 3Sat, logo após receber a estatueta.

O último filme brasileiro a ganhar o Urso de Ouro foi o “Central do Brasil”, de Walter Salles Jr.. A atriz Fernanda Montenegro, protagonista de “Central do Brasil”, ganhou o Urso de Prata na época, pelo papel de Dora. Pelo mesmo papel, a atriz concorreu ao Oscar e ganhou o Globo de Ouro.

O filme Tropa de Elite dividiu a crítica na Alemanha, assim como no Brasil. Alguns críticos chegaram a declarar que o filme era facista. Padillha declarou que os críticos que falaram que o filme era facista foram influenciados pelos críticos brasileiros que não gostaram do filme

No Brasil, Tropa de Elite foi assisto por milhões de pessoas antes mesmo de sua estréia, por causa do vazamento de parte do filme em DVD pirata. Muitos acreditam que esse vazamento foi intencional, para que o filme fosse bem comentado antes de sua estréia. Mesmo por causa do vazamento, Tropa de Elite registrou uma ótima bilheteria.

Apesar do sucesso do filme, o Ministério da Cultura optou por não indicá-lo para concorrer a uma vaga para concorrer ao Oscar. No lugar de Tropa, foi indicado o morno “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias”, dirigido por Cao Hamburger não ficou entre um dos 5 pré-selecionados para concorrer ao prêmio. Muitos questionam essa decisão do Ministério da Cultura, já que Tropa de Elite é um filme de muita repercussão em todo o mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s