A Renúncia de Fidel – O fim de uma era?

(Por Luan Borges)

Fidel Castro não vai se reeleger, todos sabem. O que todos sabem é que um fato histórico muito importante não só para Cuba, mas para todo o mundo. Idolatrados por uns, odiado por outros, e imortalizado pela história. Fidel Castro comandou Cuba durante longos 49 anos, e muita coisa de boa fez no ilha, como erradicar o analfabetismo, fazer um sistema público de saúde de primeiro mundo e fazer de Cuba uma grande potência esportiva, porém as mãos-de-ferro do ditador fez que sua imagem fosse de um sangüinário ditador, além do fechamento econômico de Cuba e várias crises de abastecimento na ilha.

Fidel foi um ditador que depois de conquistar o poder só fez uma guerra, e mesmo assim para defender seu país contra a invasão yankee, que tentava dominar Cuba, logo no começo de seu governo. O motivo? Cuba antes de Fidel era um ‘bordel’ dos EUA, além de que Fidel recebia apoio da União Soviética, grandes inimigos dos americanos, o que representava um grande prolema para o capitalismo americano, já que enquanto o socialismo se espalhava na Ásia e em parte da Europa, o grande reduto do imperialismo do Tio Sam era (e ainda é) a América Latina, e um país socialista nessa região tinha o risco do sistema se espalhar para outros países, o que felizmente, para os Estados Unidos, não aconteceu.

Apesar de Fidel não ter conseguido espalhar o socialismo no “quintal dos EUA”, o pequeno país próximo a Flórida conseguiu encomodar e muito o gigante norte-americano. Fidel encomodou 9 presidentes americanos, desde John F. Kennedy até George W. Bush e só saiu do poder quando quis, mesmo batendo de frente com o George ‘War’ Bush Pai e Filho, sem jamais recuar.

Com a ajuda de Ernesto Che Guevara, que conheceu em 1954 no México através do irmão de Fidel, Raúl Castro, Fidel tomou o poder de Cuba em 8 de janeiro de 1959.

A pergunta que o mundo se faz atualmente é: o que será de Cuba sem Fidel?

Anúncios

2 comentários sobre “A Renúncia de Fidel – O fim de uma era?

  1. GOSTEI, em toda a história que eu modestamente conheço, este foi o único HOMEM que fez frente aos ipocritas americanos , fez frente e saiu quando QUIZ ninguém jamais se aguentou tanto tempo.
    poucas pessoas sabem que cuba era um bordel dos americanos, que ali faziam tudo que ñ podiam fazer nos (estates)
    claro que ninguém agrada a todos, mas na minha opinião a maioria tem inveja da coragem desse HOMEM

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s