Rio: Secretário de Saúde diz que estado está em epidemia de dengue

O Secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Cortês, admitiu que o Estado do Rio está em epidemia de dengue e pediu desculpas à população pelas filas em hospitais públicos: “Sei que demora, peço desculpas pela demora. Mas é preciso aguardar para ser atendido, porque é preciso hidratar. Na semana que vem, vamos inaugurar centros de hidratação. Na fase inicial, o que se precisa é colocar soro na veia para que possamos diminuir a complicação”, disse o secretário.

O prefeito do Rio, César Maia, quis colocar mais lenha na fogueira, dizendo que a culpa das mortes são dos hospitais estaduais. O secretário disse que o importante é enfrentar o mosquito:

“Não estou preocupado em saber se é surto ou epidemia. Nem vou polemizar com ninguém. O que interessa é combater o mosquito. O importante são as ações para enfrentar essa epidemia de dengue. A recomendação para a população é a de que esperem para ser atendidos. Vamos atender todos os pacientes mesmo que demore. Isso está acontecendo na rede pública e na privada. Temos consciência de que as emergências estão superlotadas”, disse o secretário.

Côrtes avisou ainda que, nesta sexta-feira (21), terá uma reunião com o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, no gabinete da crise criado no Rio pelo Ministério da Saúde, para tratar de ações mais efetivas de combate à doença.

O fato é que a demora dessa afirmação prejudicou toda a população. A mídia têm dito que a culpa é da população, mas é claro que as autoridades também tem culpa. A população tem sua parcela sim de culpa, pois uma parte não ajuda a combater o mosquito, mas a precariedade da saúde e a falta dos carros fumacê, de responsabilidade da Prefeitura, ajudam para que a doença se alastre e o número de vítimas aumente cada vez mais.

Como disse Marcelo Castilho, âncora do SBT Rio, só nos resta dizer uma coisa: “bom dia, secretário”.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s