Realengo – Um bairro mal aproveitado

Realengo, um bairro de classe média e média-baixa, tem 176 mil habitantes. Seus filhos mais ilustres são o sanitarista Oswaldo Cruz, que está na história do país, o cantor Jorge Ben Jor e o ator Raul Gazolla e, inclusive, servindo de inspiração para Gilberto Gil na criação da música “Aquele Abraço” (alô, alô, Realengo, aquele abraço…).

Desde o começo de sua história, Realengo nunca foi bem aproveitado, servindo apenas para passagem do D. Pedro I enquanto ia para seu palácio em Santa Cruz. Seu nome é derivado do termo “terras realengas”, que significa “longe da corte”. Até 1970, Realengo era um bairro rural, com grandes campos e terrenos baldios, mas com a criação do Conjunto Habitacional, a famosa COHAB, essa situação mudou, e com o passar dos anos todo o bairro foi povoado.

O ponto máximo de Realengo foi a inauguração da Fábrica de Cartuchos, hoje abandonada, gerando vários empregos e impulsionando o povoamento do bairro.

Realengo tem muitos pontos mal-aproveitados, muitos prédios abandonados, que, sem dúvida, podem ser muito bem aproveitados, na construção de áreas de lazer, como lojas, shopping, jogos, cyber-cafés, danceterias, estádio de futebol, entre outros.

Fazemos aqui uma lista de benefícios que uma revitalização no bairro pode trazer não somente para o próprio bairro, mas também para a Zona Oeste carioca:

Fim do Desemprego – Com a criação de shoppings, lojas e aéreas de lazer em geral, empregos serão gerados, assim, o número de desempregados na região cairia drásticamente.

Fim da violência – Com a grande oportunidade de emprego no bairro, seriam menores as chances de um jovem ser aliciado pelo tráfico de drogas.

Lucros – A carência do povo da região por áreas de lazer é muito grande. São poucas as opções, e a maioria é distante do bairro. Pra citar um exemplo, apenas no Norte Shopping tem opções de lazer, como boliche e teatro, e a viagem de ônibus até lá é muito longa e cansativa. Com opções por perto, os moradores de Realengo, e das regiões próximas, irá dar preferência a uma opção próxima.

Valorização do bairro – Com opções de lazer por perto, o valor dos imóveis na região aumentaria, pois casa perto de comércio é bem valorizada.

Não perca na segunda parte dessa matéria áreas e prédios que poderiam ser melhores aproveitados.

5 comentários sobre “Realengo – Um bairro mal aproveitado

  1. Olá, tenho curiosidade a respeito da informação num artigo a respeito de Realengo um Bairro mal aproveitado …e seus filhos ilustres, principalmente sobre Oswaldo Cruz ser um filho de Realengo, esa informação pode ser confirmada? Estou juntando diversos materiais sobre a historia de Realengo, e me interessei a respeito disso, mas preciso da confirmação oficial, onde posso consegui-la?
    abraços, e parabens pelo blog.
    Luiz Fortes

  2. Luiz, Oswaldo Cruz não nasceu em Realengo. Ele nasceu no interior de São Paulo, e acompanhou os pais ao Rio de Janeiro aos 5 anos de idade. Segundo a Wikipédia, e o que se diz aqui no bairro, Oswaldo Cruz foi morador daqui de Realengo. Eu não conheço nenhum registro oficial que comprove isso, embora seja capaz, já que na época, Realengo já tinha um grande povoado.

  3. Isso tudo é umaenorme mentira eu estou cursando o 4 período de História e fiz um trabalho relacionado a Realengo e na pesquisa não diz que Oswaldo Cruz e Raul Gazola nasceram em Realengo!Vocês são um bando de mentirosos que não sabem o que falam!Eu nasci no Hospital Albert Swatzer e moro aqui desde que nasci em 1984.Seus riquinhos que gostam de humilhar nós que moramos aqui na Zona oeste.

  4. poxa então por que não fazemos alguma coisa pra mudar o nosso bairro eu ja morei em copacabana e sei que la os moradores fazem de tudo pra ver o lugar onde morra legal po tmb não fazemos não precisamos nos meter com a melicia ou a policia ou te mesmo bandidos so precisamos nos unir e fazer o bairro de realengo ficar tão bom quanto o bairro da zona sul .. ai podemos te um padrão d vida melhor
    tudo vai melhorar pra gente teremo beneficil que nenhum bairro vai ter no rio .. vc’s entenderão

  5. Realengo é um bairro atualmente bem estruturado, aqui tem:

    1 Colégio Federal — O Pedro II.
    Um Campus da Universidade Federal de Química.
    Uma Universidade Privada — Castelo Branco.
    Uma Faculdade — A São José.
    7 Agências Bancárias.
    Uma Caixa Econômica Federal.
    Uma Agência dos Correios.
    Um Quartel do Corpo de Bombeiros.
    Um Quartel do Exército.
    Uma Região Administrativa.
    Duas UPAS, Duas Clínicas da Família.
    Um Hospital Estadual.
    Uma Estação de Trem.
    Inúmeros Mercados e Supermercados.
    Horti-Frutis.
    Duas Drogarias Pacheco e outras.
    Inúmeras Padarias.
    Inúmeras Igrejas.
    4 Lojas Masculinas de Grife.
    Duas Grandes Lojas de Sapatos
    Um Concorrido Peixe Fito.
    Escolas e Colégios Diversos.
    Bazares
    Uma Loja da Chatuba Construções.

    Sem contar que Realengo está pertinho do Carrefour Sulacap, que ainda abriga uma faculdade dentro dele e uma grande loja de materiais construções, a CeA Construções. E sem contar ainda que pertinho de Realengo, também na Sulacap, estão construindo um Shopping. E no bairro da Capelinha que está a um passo de Realengo, há uma lona cultural.

    Realengo já começou a acontecer. Esse bairro está ficando incrementado!

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s