Pantanal é a Arma Secreta

Pantanal é a “Arma Secreta” do SBT. Estreando no fim da novela “A Favorita”, da Globo – assim que a novela encerrou na Globo o Carlos Nascimento deu Boa Noite no SBT -, “Pantanal” tem a missão de aquecer o horário e entregar bem para a novela “Revelação”, grande aposta da teledramaturgia do SBT para 2008.

A princípio, de fato, Pantanal fez subir a audiência do SBT. Segundo a assessoria de imprensa da emissora, a estréia da novela fez a audiência no horário subir dois pontos (de 5 para 7) em relação as semanas anteriores. Pantanal estreou com 7,2 pontos de média e 8,4 de pico, chegando a ficar a três pontos da vice-liderança em seus minutos finais. A diferença da Record pro SBT também diminuiu ao decorrer da novela. No início da novela, a diferença era de 10 pontos (15 x 5 para a Record), porém nos minutos finais, a diferença era de apenas 3 pontos (11 x 8 para a Record).

Disputa nos tribunais

Apesar da disputa do SBT ser com a Record no horário, na Justiça é com a Globo. Segundo a emissora carioca, ela é a dona do texto e das fitas de “Pantanal”, que adiquiriu junto ao autor Benedito Ruy Barbosa, hoje funcionário da emissora. Já o SBT alega que comprou legamente as fitas da JPO Produções, parceira de longa data da emissora, que comprou as fitas da novela num leilão realizado pela Justiça. O dinheiro arrecadado foi destinado ao pagamento das dívidas da extinta Manchete.

O CGCom afirma que a emissora está “estudando o assunto com nosso departamento jurídico”. O SBT convica, através de seu site, os atores, diretores e autores da novela para receber os direitos, e afirma que continuará exibindo a novela.

Novamente a Globo ficou no “quase”. Primeiro na década de 80, quando o texto de “Pantanal” ficou engavetado na emissora e Benedito vendeu-o para a Manchete, transformando-o no maior sucesso “off-Globo” da televisão brasileira, e a novela que tirou a teledramaturgia do eixo Rio-São Paulo. Agora em 2008, quando a Globo tinha a intenção de fazer um remake da novela, sob o nome de “Amor Pantaneiro”. Novamente quase.

Um comentário sobre “Pantanal é a Arma Secreta

  1. A R R A S O U! O SBT, pela reprise, foi supimpa, 10, tomara que a audiência suba ultrapasse pelo menos CABOCLA, pra eles reprisar novelas antigas na sessão do Vale a Pena Ver de Novo. Tomara que a audiência suba a cada dia. Nota 10 para o SBT.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s