Eleições 2008: Voto nulo anula eleição?

Depois de um período sem atualizações por pobremas téquinicos, voltamos com força total para a cobertura das Eleições 2008. O pleito ocorrerá amanhã, e no Rio de Janeiro, os candidatos à Prefeitura, por ordem alfabética, são:

Alessandro Molon (PT) – 13
Antonio Carlos Silva (PCO) – 29
Chico Alencar (PSOL) – 50
Eduardo Paes (PMDB) – 15
Eduardo Serra (PCB) – 21
Fernando Gabeira (PV) – 43
Filipe Pereira (PSC) – 20
Jandira Feghalli (PC do B) – 65
Marcelo Crivella (PRB) – 10
Paulo Ramos (PDT) – 12
Solage Amaral (DEM) – 25
Vinícius Cordeiro (PT do B) – 70

Para votar nulo, ou seja, em nenhum candidato, deve-se votar em um número inexistente, como o 99 ou 00. Para votar em branco, apenas pressione o botão “Branco” na urna eletrônica e confirmar. É bom lembrar que votos brancos e nulos são contados da mesma forma: votos inválidos.

Desde 2004, uma mensagem circula pela internet dizendo que, se o número de votos nulos for maior do que os votos válidos, a eleição será anulada e refeita com outros candidatos. Isso não é verdade. O que acontece é que a legislação eleitoral prevê que, caso haja nulidade do voto maior que 50%, novas eleições devem ser feitas. Só acontece a nulidade do voto, ou seja, o voto torna-se anulado, quando o candidato que foi votado tenha sua candidatura impuguinada, quando urnas são extraviadas ou votos fraudados.

Em 2004, várias cidades brasileira tiveram que fazer novas eleições por conta da nulidade do voto ter sido maior que 50%, ou seja, por irregularidades dos candidatos ou outros fatores. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Não tem jeito, você terá que votar, e não tem como protestar (e o nosso forte é a rima, como diz a Penélope da MTV). Bons eram os tempos das cédulas, onde se podia votar no Macaco Tião. Millôr Fernandes tem razão, falta a opção “Vá a Merda” na urna.

3 comentários sobre “Eleições 2008: Voto nulo anula eleição?

  1. Em minha cidade o candidato a prefeito recebeu 48.87% dos votos e não ouve outro candidato, 50,36% dos votos dos eleitores que compareceram anularam os seus votos. qual a sua opinião? vai haver outra eleição?

  2. Roberto, aí depende da Justiça Eleitoral. Cada caso é diferente. Na sua cidade o candidato vencedor pode ter sido impugnado, mas o processo ainda corre na justiça. Caso a impugnação tenha ocorrido antes das eleições, o prefeito que recebeu 48,87% dos votos será eleito.

    Qual é a sua cidade?

  3. Muito práto e elucidativo o texto que tu faz referência no link.
    Porém,
    tudo tendenciosamente articulado para tentar lavar a cabeça dos eleitores, exatamente como faz a tv globo e o Sbt, através de seus ópios do povo, travestidos de programas de entretenimento e entrevistas.
    Pura balela.
    O que tu deveria igualmente pesquisar e esclarecer ao eleitor é quanto custa um prefeito; quanto custa um governador.
    Isso sim.
    Pois o voto nulo, movimento a que eu faço parte há muito tempo, nunca pretendeu que as eleições fossem anuladas por conta de porcentual de votos válidos.
    Quem tu pensa que somos?
    Temos conhecimento do texto legal.
    Só que muitos de nós não concorda em dar um emprego de servidor público, ainda que de mandato eletivo, com um salário absurdamente fora da realidade brasileira a uma pessoa que “vai se sacrificar, quase imolar” pelo povo, o que é uma grande mentira.
    Se tu concorda em ficar financiando a vida de sultão desses espertalhões, é problema teu.
    Mas não venha com argumentos, pretensamente eruditos pra convencer o eleitor.
    Se é pra isso, então diga também o quanto custa manter esse povo todo ganhando salários multimilionários, gastando insumos como franquia à vontade, quando o povo é o dono do mandatao, do emprego, das instalações, dos carros oficiais e não é respeitado.
    Eles são, antes de tudo, nossos empregados.
    Duvido que tu ganhe sequer 10% do que eles ganham.
    E esse mesmo povo vive contando moedas no fim do mês para ver se consegue pagar suas contas de luz, de feira, de escola etc.
    Se liga.
    Da próxima vez seja mais coerente.
    Essa não colou.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s