EDITORIAL: Mentirinhas em blogs doem demais

Blogs que publicam notícias fantasiosas mancham a imagem de blogs sérios

Por Luan Borges
Direto ao Ponto // Inovando e Informando

Blogs mentirosos estão crescendo, igual ao nariz dele

Blogs mentirosos estão crescendo, igual ao nariz dele

“A Record deu 80 pontos”, “Xuxa vai para a Gazeta”, “Veja o Realtime das 2h25 da manhã”, “SBT rouba BBB da Globo”. Notícias fantasiosas, inventadas, mentirosas, falsas, enfim, como você quiser chamar, mas no final são mentiras. A popularização dos blogs, espaço onde qualquer um escreve o que quiser, útil ou não, tornou as notícias falsas mais difundidas.

Uma outra popularização, a da guerra pela audiência na TV, se juntou a dos blogs, e gerou os blogs sobre TV. Hoje, qualquer acéfalo com acesso à internet pode criar um blog, e inventar a mais absurda notícia.

Criar um blog de TV é fácil: primeiro, dá Control C + Control V em sites de fofoca como OFuxico, NaTelinha, entre outros. Aí depois, copia algumas audiências de colunistas como Patrícia Kogut e José Armando Vanucci. Quando você tiver vontade, escreve algumas notícias notícias absurdas, com vários erros de português e de pontuação, de preferência. Espalha em comunidades no Orkut e pronto: você tem o seu popular, e mentiroso, blog sobre TV!

Mas esses blogs se popularizam pela inocência do leitor, que acredita em tudo o que lê. A regra que não se deve acreditar em tudo o que se vê na TV, vale também para a internet. Pelo simples fato de que qualquer um escreve o que quiser na internet, o cuidado deve ser dobrado!

Esses blogs mentirosos mancham a imagem de blogs pequenos, mas sérios e compromissados com a informação e com a verdade. Você, leitor, cuidado com o que lê por aí! Desconfie de blogs que escrevem com o português errado – você acha que quem escreve como se estivesse no MSN tem credibilidade?

Mas, pior do que os blogs mentirosos, são os blogs plagiadores. Os leitores mais antigos desse blog devem se lembrar do problema que nós tivemos com um certo blog que estava copiando nossos textos, inclusive notícias internas. Ou de um outro blog, famoso atualmente, que copiou nossa matéria sobre a Rede Brasil de Televisão.

A maioia de nós, blogueiros pequenos e compromissados, escrevemos por puro prazer, sem receber um tostão. É um absurdo ver nosso trabalho publicado em outro lugar, sem os devidos créditos. É uma usurpação, uma sensação de impotência total, que nem Viagra resolve.

E é em homenagem a esses blogs mentirosos que a equipe do Direto ao Ponto criou o “Lorotinha na TV“, o blog que publicará as notícias mais quentinhas da fonte de mentirinhas dos blogueiros que vendem a mãe por acessos! Em breve, o “Lorotinha na TV” trará as últimas notícias das primeiras mentiras!

Para encerrar, deixo um apelo: a internet é grande, tem espaço para todos, não é preciso usar de técnicas tão baixas como o plágio e a invenção de notícias. Isso é pra gente sem pudor, sem talento. Vamos aumentar a qualidade da nossa blogosfera, por favor.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s