ESPECIAL: Manual do Twitteiro iniciante – Parte 1

Equipe Direto ao Ponto prepara manual para o usuário iniciante do serviço

Por Luan Borges
Direto ao Ponto

“O que é Twitter?”, “Como usa?”, “Pra que serve?”. Muitas perguntas, poucas respostas. Até agora. O Direto ao Ponto preparou especialmente pra você um tutorial ensinando como usar o Twitter e suas funções. Se você quer saber o que é Twitter, clique aqui. Fazendo jus ao nosso nome, vamos direto ao ponto:

Cadastrando-se no Twitter

A primeira vista, o Twitter é complicado por ser em inglês. Mas lembre-se: a maior parte da internet é em inglês. Deixe de a teoria em que o mundo gira em torno do Brasil e siga em frente!

1º Passo: Acesse o site do Twitter e clique no botão verde escrito “Get Started – Join”

01

2º Passo: Preencha o cadastro. É importante ressaltar que o seu username, ou seja, seu nome de usuário será o endereço do seu Twitter. No meu caso, meu username é Luanborges, então o meu endereço do Twitter é www.twitter.com/luanborges. É permitido mudar o seu username quando quiser.

Agora é só validar o seu cadastro e pronto! Você já criou o seu Twitter. Mas ainda não acabou. Agora você tem que configurar o Twitter. Depois de logar na página inicial do Twitter, irá abrir o seu Twitter, ainda vazio. Clique no link “settings”

03

Na primeira aba “account” você irá configurar todos os seus dados pessoais no Twitter, como é possível ver na imagem abaixo. Essa aba já deve estar pré-preenchida.

04

Na aba “devices”, você pode configurar o seu Twitter para ser atualizado via SMS, uma dos principais atrativos do Twitter, porém é caro, pois é enviado para um número no exterior.

Na aba “picture”, você seleciona o seu avatar. Em “design”, você escolhe as cores da sua página e a imagem de fundo dela.

Usando o Twitter

061

Antes de aprender a usar o Twitter, é preciso aprender a linguagem usada no Twitter. Duas palavrinhas em inglês movem o Twitter: “Following-me” e “Followers-me”. Following-me são as pessoas que te seguem, ou seja, que recebem as suas atualizações no Twitter. Já os Followers-me são as pessoas que você segue, ou seja, que você recebe as atualizações.

Agora sim, podemos usar o Twitter. Antes de você fazer a sua primeira atualização, vamos seguir algumas pessoas, afinal, você não vai falar sozinho. Algumas pessoas interessantes de seguir são Rosana Herman, Marcelo Tas, Danilo Gentili e eu, claro

Bom, seguindo essas pessoas, você passa a receber as atualizações dela. Agora, você poderá fazer a sua primeira atualização. Mas, lembre-se: A pergunta What are you doing? (O que você está fazendo?) não deve ser levada ao pé-da-letra!. O Twitter serve pra muito mais coisas do que dizer apenas o que você está fazendo.

Caso você queira conversar com algum dos seus seguidos, é só colocar @nomedeusuario no começo da mensagem. Por exemplo, se você quer mandar uma mensagem pra Rosana Herman, é só escrever @rosana no começo da mensagem. Se você recebeu alguma mensagem, é só clicar na aba @seunomedeusuario.

Se você estiver fazendo uma série de atualizações sobre um determinado assunto, é só escrever #tagdoassunto no começo ou no fim da atualização. Assim, a pessoa que procurar sobre o assunto no Twitter Search, achará a sua atualização.

Por hoje é só. No próximo post, aprenderemos a usar os aplicativos do Twitter!

Um comentário sobre “ESPECIAL: Manual do Twitteiro iniciante – Parte 1

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s