ESPECIAL: Manual do Twitteiro Iniciante – Parte 2

Nessa parte, você aprende a usar outros serviços relacionados ao Twitter

Por Luan Borges
Direto ao Ponto

Ontem nós ensinamos o básico do Twitter: como se cadastrar, atualizar, seguir e conversar. Nessa parte, você aprenderá a usar outros serviços que complementam o Twitter, e o tornam ainda mais interessante.

Redutor de URL

O Twitter só permite 140 caracteres por mensagem e se torna inviável indicar um link, já que alguns endereços são quilométricos. Existem alguns sites que servem de redirecionadores para os seus links extensos. Vamos listar alguns:

TinyURL – O mais usado
Is.gd – O que mais reduz
Migre.Me – Feito especialmente para o Twitter, e em português, permite monitorar quantas vezes o seu link foi clicado

TwitPic

O TwitPic é um servidor de fotos especialmente feito para o Twitter, e, o melhor, sem necessidade de registro. Se você é registrado no Twitter, já tem um registro no TwitPic. Usar o TwitPic é tão fácil quanto colocar uma foto no Orkut.

Twitter Search

O Twitter Serach é o buscador interno do Twitter. Caso você procura opiniões sobre um assunto, ou informações sobre algo, basta você procurar no Twitter Search. Ele é fácil de usar, semelhante ao Google.

Aplicativos para o Twitter

O Twitter vai além do seu site. É possível usar o Twitter também no seu computador, integrado ao seu navegador ou pelo seu telefone. Na sessão de Downloads do Twitter, tem uma lista de aplicativos recomendados.

Para o Firefox, tem o TwitterFox, um aplicativo vem fácil de usar. Ele tem a mesma estrutura do Twitter e avisa quando você recebe atualizações e separa os seus replies por cores.

Para o Opera, temos o Twitter Opera Widget, semelhante ao TwitterFox.

Para o seu computador, existe uma série de Apps disponiveis. Os melhores são o Twihrl e o TweetDeck, que eu recomendo. No TweetDeck, é possível fazer grupos de atualizações, o que facilita, e muito, para quem segue muitas pessoas.

Para quem usa um celular de conta, ou que tenha bastante crédito, e que permita a instalação de jogos e aplicativos, recomendamos o Twitter Widget Widsets. Em português, ele se adapta em qualquer celular. Afinal, um dos maiores atrativos do Twitter é o fato de poder atualizá-lo de qualquer lugar.

Se você é o feliz proprietário de um iPhone ou de um iPod Touch, o @StvenConte recomendou o TwitterFon.

Para os usuários do iMac, o Nambu é uma ótima opção. (Também dica do @StvenConte).

Integração com outros sites

O Twitter também pode se integrar com outros sites através de aplicativos. No Orkut, o Twikut coloca uma caixa no seu perfil com todas as suas atualizações. Também é possível atualizar seu Twitter via Orkut.

O Winamp tem um plugin que atualiza automáticamente o seu Twitter com a música que você está ouvindo. Só cuidado pra não ouvir It’s Raining Man com o plugin ligado, é que não pega bem…

Um aplicativo do Facebook permite que você atualize o seu status via Twitter e vice-versa. Para isso é necessário que você tenha uma conta no Facebook, claro.

Bons serviços para seguir

Alguns sites de notícias disponibilizam perfis no Twitter para que você receba manchete das notícias e links para acessá-las. A BBC Brasil e o G1 são os principais sites de notícias em português que tem seu perfil no Twitter.

Tem também o @transito, que notifica os seus seguidores sobre como está o trânsito nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, ajudando os motoristas fugirem de engarrafamentos e vias com trânsito lento.

No próximo post, o Manual do Twitteiro Iniciante irá ensinar como evitar gafes no Twitter e quais as celebridades que estão no Twitter.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s