Ibope, mais uma vez, sob suspeita

Presidente do Ibope é convocado para prestar contas sobre medição

Por Luan Borges
Ponto Notícia // Com informações da Folha de S. Paulo

O presidente do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatísticas (IBOPE), Carlos Montenegro, será chamado para prestar esclarecimentos sobre a medição de audiência na TV à Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de São Paulo. O pedido da convocação será feito pelo deputado estadual Milton Flávio (PSDB-SP).

Milton declarou à coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, que pretende entender como que no apagão do ano passado — ocorrido dia 10 de novembro de 2009 –, a Rede Globo obteve audiência na medição.

Recentemente, a auditoria da empresa Ernst & Young no sistema de medição de audiência da TV revelou que, em 18,75% dos 80 domicílios avaliados, os controles remotos dos equipamentos utilizados na medição estavam fora dos padrões de referência.

Segundo o deputado, “o Ibope deve uma explicação, porque isso pode ter desdobramentos relevantes numa sociedade como a nossa, em que as pessoas gostam de comprar o produto que vende mais, de assistir a TV que é líder, de votar no candidato que vai ganhar”.

O deputado ainda disse que pretende abrir uma CPI caso não considere os esclarecimentos satisfatórios. Procurado, o Ibope disse que caso seja solicitado, irá colaborar com os esclarecimentos.

Relembre a história

Na noite de 10 de novembro de 2009, às 22h13, uma falha em uma das linhas de transmissão da hidrelétrica de Itaipu prejudicou o abastecimento de energia elétrica em 18 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e o Paraguai, inclusive o Estado de São Paulo.

No momento do apagão, a TV Globo registrava 30,3 pontos em São Paulo. Estimava-se que a audiência despencaria imediatamente, já que todos os domicílios de São Paulo foram atingidos, considerando um ‘delay’ de 2 ou 3 minutos, porém a Globo só foi registrar baixa na audiência às 22h30, quando registrou 0,9 ponto.

Na ocasião, o Ibope, através de sua assessoria, informou que as residências só pararam de transmitir dados às 22h20.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s