Ibope, mais uma vez, sob suspeita

Presidente do Ibope é convocado para prestar contas sobre medição

Por Luan Borges
Ponto Notícia // Com informações da Folha de S. Paulo

O presidente do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatísticas (IBOPE), Carlos Montenegro, será chamado para prestar esclarecimentos sobre a medição de audiência na TV à Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de São Paulo. O pedido da convocação será feito pelo deputado estadual Milton Flávio (PSDB-SP).

Milton declarou à coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, que pretende entender como que no apagão do ano passado — ocorrido dia 10 de novembro de 2009 –, a Rede Globo obteve audiência na medição.

Recentemente, a auditoria da empresa Ernst & Young no sistema de medição de audiência da TV revelou que, em 18,75% dos 80 domicílios avaliados, os controles remotos dos equipamentos utilizados na medição estavam fora dos padrões de referência.

Segundo o deputado, “o Ibope deve uma explicação, porque isso pode ter desdobramentos relevantes numa sociedade como a nossa, em que as pessoas gostam de comprar o produto que vende mais, de assistir a TV que é líder, de votar no candidato que vai ganhar”.

O deputado ainda disse que pretende abrir uma CPI caso não considere os esclarecimentos satisfatórios. Procurado, o Ibope disse que caso seja solicitado, irá colaborar com os esclarecimentos.

Relembre a história

Na noite de 10 de novembro de 2009, às 22h13, uma falha em uma das linhas de transmissão da hidrelétrica de Itaipu prejudicou o abastecimento de energia elétrica em 18 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e o Paraguai, inclusive o Estado de São Paulo.

No momento do apagão, a TV Globo registrava 30,3 pontos em São Paulo. Estimava-se que a audiência despencaria imediatamente, já que todos os domicílios de São Paulo foram atingidos, considerando um ‘delay’ de 2 ou 3 minutos, porém a Globo só foi registrar baixa na audiência às 22h30, quando registrou 0,9 ponto.

Na ocasião, o Ibope, através de sua assessoria, informou que as residências só pararam de transmitir dados às 22h20.

A Mídia contra a Universal

universal

Os maiores veículos da mídia se opõem a Igreja Universal, que está sozinha

Por Luan Borges

Globo acusa Record (foto: BBB Lua)

Globo acusa Record (foto: BBB Lua)

Nessa semana a mídia bombardeou a Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo, depois do Ministério Público de São Paulo ter feito acusações de desvio de verba e lavagem de dinheiro. As denúncias, que foram acolhidas pela 9ª Vara Criminal de São Paulo, logo estamparam as capas dos dois maiores jornais do país: O Globo e a Folha de São Paulo. As denúncias só confirmavam o que todos nós já sabíamos: o dinheiro doado por fiéis à Igreja Universal do Reino de Deus são utilizados pela Rede Record de Televisão e outras empresas de Edir Macedo.

De ontem pra hoje a notícia tomou o mundo. A notícia de fraude da Universal estamparam os sites dos maiores jornais do mundo, como o New York Times (EUA), El Clarín (Argentina), Diário de Notícias (Portugal) e até do Japão. A Igreja Universal tem unidades em todos esses países.

Como forma de se defender, a Igreja Universal reafirmou seu vínculo com a Rede Record e através do principal jornal da emissora, o Jornal da Record defendeu a Igreja Universal e na edição de hoje, quarta-feira, atacou a Rede Globo usando casos antigos, como o acordo com o Grupo Time-Life, a eleição de Collor e o escândalo da Proconsult.

Edson Celulari viveu Mariel Batista que retratava Edir Macedo

Edson Celulari viveu Mariel Batista que retratava Edir Macedo em 1995 (Foto: Teledramaturgia)

A guerra entre Globo e Record não é novidade. O último ‘roud’ expressivo dessa batalha foi por volta de 1995, quando a Rede Globo exibiu imagens de Edir Macedo ensinando aos pastores como extorquir dinheiro dos fiéis, quando o bispo disse a famosa frase “ou dá ou desce” e “Dez Mil, traz aqui!”, se referindo ao Cajado de Moisés. Nessa época, a Globo chegou a produzir uma minissérie, chamada “Decadência”, retratando Edir Macedo e a Igreja Universal.

Da primeira vez, a Igreja Universal teve o apoio de outras igrejas protestantes, como a Assembléia de Deus, de Silas Malafaia, porque a Universal alegava ‘perseguição religiosa. Agora, todas as igrejas estão contra a Igreja Universal. As igrejas afirmam que não concordam com a forma que a Universal pede doações dos fiéis.

Os maiores jornais estão se posicionando contra a Igreja Universal e a Rede Record. O jornal Estado de São Paulo publicou hoje novas denúncias contra a igreja. A revista Veja traz estampado em seu site notícias sobre as acusações e indica no acervo digital da revista matérias antigas sobre fraudes da Igreja Universal. Não há dúvidas que na edição de domingo o caso esteja estampado na revista, inclusive com novas denúncias.

Diploma de dizimista assinado por "Sr. Jesus Cristo"

Diploma de dizimista assinado por "Sr. Jesus Cristo" (Foto: @derekshep)

O SBT discretamente, também tomou partido contra a Record/Universal. Por dois dias, os telejornais da emissora destacaram o caso. Na edição de hoje, a emissora entrevistou dois ex-fiéis que afirmaram que foram extorquidos e perseguidos por fiéis da igreja. A emissora também falou do caso do Diploma de Dizimista assinado pelo “Sr. Jesus Cristo”. O jornal ainda entrevistou um ex-obreiro da Igreja, que disse que se desligou depois que participou da chamada “Fogueira Santa de Israel”, quando um pastor pediu para ir no mercado comprar um óleo qualquer para dizer que era o “Santo Óleo de Israel”.

A Universal está sozinha e atacada por todos os lados. Com a Record sendo ameaçada em audiência pelo SBT, a única atração que sustenta a vice-liderança da emissora é A Fazenda, que está próxima do fim, usada e abusada em toda a programação. A Igreja Universal está combalida, e sua estrutura interna já está abalada: com disputas internas e com a saúde de Edir Macedo supostamente fragilizada.

Salário de Gugu é pago com dízimo da Universal

Salário de Gugu é pago com dízimo da Universal (Foto: Arquivo)

Será que dessa vez a Igreja Universal escapa impune e ilesa dessas acusações? O esquema está a mostra, só não ver quem quer, ou quem tem os olhos tapados. Todos nós sabemos que o Império Record foi montado com o dinheiro dos fiéis da Universal do mundo inteiro. Contratos milionários, como o de Gugu Liberato, que recebe R$3 milhões por mês são mantidos pelo dinheiro extorquido dos fiéis. É fato que a Record tem um poder financeiro absurdo graças à Universal que, por pura incompetência, não têm mais refletido na audiência. A Record diz que ameaça a liderança da Globo, o que de fato não é verdade. Os números do Ibope comprovam que na média-dia em São Paulo a Rede Globo lidera na audiência com 20 pontos, enquanto a Record chega a, no máximo 7 e o SBT 6 pontos.

É bom deixar claro que a nossa intenção não é defender a Rede Globo, mas sim mostrar os fatos, que as acusações da Rede Globo não é por causa de audiência como a Record afirma, mas sim porque a Record usa meios sujos para se manter e disputar a audiência na TV. É claro que a Globo não é santa, longe disso, a Globo leva vantagens sim nessas denúncias, mas isso não diminui e nem ameniza a culpa da Record e da Universal no caso.

Vamos acompanhar os próximos capítulos da guerra Folha/Estadão/Globo/SBT x Record/Universal. Os mais poderosos irão ganhar. Quem tem mais poder?

TELEVISÃO: O que há de errado com ‘A Fazenda’?

Porque o reality da Record não dá certo e não cai no gosto do público

A Fazenda ainda não agradou o público

A Fazenda ainda não agradou o público

Hoje o reality-show da Record, “A Fazenda”, completa uma semana no ar. Em apenas uma semana, já aconteceram diversos romances, brigas, panelinhas e outras características que atraem o público.

Mas, com tanta atração chamativa, porque “A Fazenda” não sai da casa dos 10 pontos?

A Record tem um seríssimo problema: querer vencer tudo no grito. Televisão não é no grito, televisão é no conteúdo. Além disso, falta identidade à Record. Tudo na Record é uma simples cópia daquilo que já cansamos de ver nas outras emissoras.

A estrutura da Fazenda também não é das melhores: poucas câmeras, iluminação fraca, “famosos quem?” e ausência de um canal 24 horas, e, porque não, uma trilha sonora péssima e apresentação horrível. E ainda, o número de brigas e romances em menos de uma semana e ausência de um canal 24 horas, abre espaço para suspeitas de uma possível armação.

As alterações do horário também complicam: a cada dia, a atração é exibida em um horário diferente, o que faz que o telespectador tenha que correr atrás da atração.

A Record precisa aprender que televisão se faz com estratégia e qualidade, e não no ego e no grito. Não adianta impor na mídia que está “a caminho da liderança” ou que é “uma TV de primeira”, precisa fazer por onde. Em 2004, a Record tinha um plano de liderança muito bem estruturado, onde a qualidade estava na frente de tudo. O plano se perdeu por volta de 2007, onde programas como “Balanço Geral” e produções como “Os Mutantes” foram dominando a emissora. A Record se perdeu na utopia da liderança a curto prazo. Não é assim. Nunca foi assim. A Globo levou 20 anos pra chegar à liderança. Não é na base da cópia, da arrogância, do ego e da gritaria que se chega lá, e sim com qualidade, e é o que tem faltado na emissora.

SBT anuncia fim do Olha Você

De surpresa, o SBT anuncia através do seu site o fim do Olha Você

Por Luan Borges
Direto ao Ponto // Inovando e Informando

O SBT, através do seu site, anunciou o fim do vespertino “Olha Você”. O programa, que já passou por várias modificações do formato, “não atendeu as expectativas da emissora e dos telespectadores”, segundo o site. Em seu lugar, entrará no ar o “Quem Não Viu, Vai Ver”, apresentando reprises dos programas “Nada Além da Verdade”, às 16h30 e “Ó, Coitado”, às 17h30.

Recentemente, foi divulgado que Silvio Santos havia tranquilizado a produção do programa, afirmando que o programa duraria, no mínimo, até julho.

Anunciado com grande expectativa, o Olha Você, em seu início, tinha um formato parecido com o do Hoje em Dia, da Record. Ocimar de Castro, que era co-diretor do programa da Record, foi contratado com salário acima da média. O programa era apresentado por Claudete Troiano, Alexandre Bacci, Ellen Jabour e Francesco Tarallo, e contava com a participação de Roberta Peporine.

Mesmo após vários investimentos e mudanças no programa, que já contou com 7 apresentadores em seu comando, a audiência ficou abaixo do esperado por Silvio Santos, chegando a deixar o SBT em sexto lugar, atrás da TV Gazeta.

Segundo o site da emissora, em maio irão estrear novas atrações no horário do programa.

Rápidas da TV

Por Luan Borges
Direto ao Ponto // Inovando e Informando
Ouça a Rádio Total Mais

De saída
Regina Volpato tá saindo do SBT. A apresentadora disse em seu blog que a última gravação está marcada para o dia 28 de fevereiro. A assessoria do SBT confirma a saída dela em 3 de março. É que o Silvio quer renovar totalmente o SBT, e Regina não teria concordado em tornar o “Casos de Família” em um tele-barraco estilo “Márcia”. A emissora só irá se pronunciar sobre o destino do programa no dia 1º de março, que é quando o Silvio volta de Las Vegas

De entrada
Segundo o blog de Flávio Ricco, Sérgio Noronha vai pra Band. Depois de mais de 30 anos sendo comentarista da Globo, Noronha vai comentar o Campeonato Carioca na Band, que começa dia 25 de janeiro. A tentativa é de deixar a emissora com menos “cara de paulista”.

Revelação em baixa
A Íris esperava manter os números de Pantanal. O SBT esperava 9 pontos, mas o negócio é pior do que imaginavam. Ontem o capítulo de Revelação marcou apenas 5 pontos de média. Diferente de Pantanal, Revelação não conquista público: marcou o mesmo que o SBT Brasil. É o público fiél ao SBT.

Troca-troca de horário
Ninguém viu, ou esqueceram de falar. Nesse mês, a Record já trocou a sua programação inúmeras vezes. Só no Horário Nobre, o “Jornal da Record” já concorreu totalmente com o “Jornal Nacional” e com o “SBT Brasil”. O primero começa às 20h30 e o outro às 21h30. Já “Chamas da Vida”, que já foi exibida às 22h30, começou essa semana às 21h45. O “Repórter Record”, que estava programado pra retornar na última segunda, não voltou. É no samba do bispo doido…

Ibopes de ontem
Globo
Mais Você – 7 pontos
Malhação – 20 pontos
Negócios da China – 21 pontos
Três Irmãs – 23 pontos
Caminhos das Índias – 38 pontos
BBB – 32 pontos

Record
Fala Brasil – 5 (picos de 7 e 3 minutos na liderança)
SP Record – 11 (picos de 16)
Jornal da Record – 12 (picos de 14)
Todo Mundo Odeia o Chris – 7 (picos de 9)
Prova de Amor – 7 (picos de 9)
Pica-pau – 5 (picos de 6)
Mutantes (último capítulo) – 12 (picos de 17)
Hoje em Dia – 6 (13 minutos na liderança)
Chamas da Vida – 15 (picos de 17)
Troca de Famílai – 13 (picos de 16)

Band
Escolinha – 4 pontos

SBT
Bom Dia & Cia – 6 pontos
Chaves – 7 pontos
Chapolin – 7 pontos
Eu, a Patroa e as Crianças – 8 pontos
Olha Você – 4 pontos
Revelação – 5 pontos
Cine Espetacular – 7 pontos

Claúdia Leite pode ser a nova aposta da Record

De acordo com  o jornal Extra, a cantora baiana Claúdia Leite, pode ganhar uma atração na Rede Record com o mesmo formato do “Estação Globo” apresentado pela Ivete Sangalo na Rede Globo.

Segundo a assessoria da cantora não tem nada acertado o que aconteceu foi apenas um flerte,porém a Emissora vai apresentar na noite de hoje(31/12) para comemorar a chegada do ano de 2009 o show da Cantora que foi gravado no ínicio do ano em Copacabana e que foi lançado para oficializar sua carreira solo.

Só para lembrar que a baiana dará a Luz no ínicio de janeiro e retomará as suas atividades profissionais já no mês de fevereiro.

Televisão: A Favorita bate novo recorde em audiência

Novela da Globo bate novo recorde e marca média de 48 pontos. ‘Os Mutantes’ marcou apenas 11 pontos

Por Luan Borges
Direto ao Ponto

A novela “A Favorita”, de João Emmanuel Carneiro, bateu recorde de audiência no capítulo da última segunda (15), marcando média de 48, com picos de 57 pontos no Ibope. Sua concorrente, a novela “Os Mutantes”, da Record, marcou 11 pontos de média.

Continuar lendo